A emissora britânica BBC transmitiu ao vivo na TV aberta, em 2019, pela primeira vez, a final da Libertadores entre Flamengo e River Plate. Anteriormente, em 2018, o jogo de volta da final entre River Plate e Boca Juniors aconteceu no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, em um domingo. Também houve transmissão na Inglaterra. Agora, tem Santos e Palmeiras e a finalíssima em jogo único terá transmissão para 191 países. Em 2019, foram 186. Além disso, ganha exibição também em voos comerciais e cruzeiros.

final da libertadores
Transmissão da final da Copa Libertadores vai para 191 países – Cesar Greco / Fotoarena

Em outros países fora da América do Sul, haverá transmissão na TV a Cabo para o México e EUA, na Claro e na BeIn. Na América do Sul, o Facebook é a plataforma dona dos direitos abertos, com a ESPN/FOX com as transmissões pelo mundo.

SBT

No Brasil, a final da Libertadores passa na TV Aberta pelo SBT, que apostou alto na competição, mas viu o Flamengo cair antes da hora. Na TV fechada passa na Fox Sports.

“Com a internet algumas pessoas passaram a acompanhar mais. Mesmo assim é uma coisa meio football hipster, é até mal visto pelos mais tradicionalistas. Ao mesmo tempo, cada vez mais as pessoas estão começando a acompanhar. Essa coisa da final, num sábado, num horário que dá para assistir, ajuda.”, disse Joshua Law, jornalista inglês que escreve na Forbes.

Em Portugal, o interesse é maior porque o Palmeiras tem Abel Ferreira, português, como técnico.

“Sei que às vezes o brasileiro gosta de dormir até mais tarde. Perguntei à equipe, temos pouco tempo para treinar, mas podemos treinar de manhã. Senti na parte dos capitães falando que estavam aqui para aprender, melhorar. Quando você ouve isso, e eles aceitam de alma e coração, temos mais tempo de preparação”, declarou Abel em novembro de 2020.

Ademais, o Flamengo, campeão em 2019, tinha Jorge Jesus, também português.

Para os patrocinadores, ter uma única final com data e local definidos ajuda muito no planejamento de marketing.

Palmeiras e Santos fazem a final da Libertadores, sábado, no Maracanã, às 17h.

Comentários