A Taça Guanabara terá uma decisão, na próxima quarta-feira (8), para definir seu campeão de 2023. Flamengo e Fluminense se enfrentarão, no Maracanã, pela última rodada do Campeonato Carioca, e o vencedor levantará o troféu nesta temporada. Embora o formato da competição seja o de pontos corridos, justamente os únicos dois times ainda com chances de título se enfrentam na última partida.
O Flamengo, líder da primeira fase com 23 pontos, tem a vantagem do empate. Por outro lado, o Fluminense (vice-líder, com 22) precisa da vitória para conquistar o bicampeonato da competição. No ano passado, o Tricolor conquistou a Taça Guanabara, mas de maneira antecipada, num formato similar ao da atual temporada. O Vasco, terceiro colocado com 20 pontos, já não tem mais chance de título.
Maior campeão do troféu, o Flamengo desperdiçou a chance de garantir a taça neste domingo, ao perder para o Vasco por 1 a 0. Entretanto, a vantagem em pontos garante ao Rubro-Negro a chance de faturar o 24º título da Taça GB em sua história. Aliás, os rubro-negros são justamente os maiores campeões, com o Vasco somando 13 títulos, contra 10 do Fluminense e oito do Botafogo. America, Americano e Volta Redonda também já foram campeões, uma vez cada.
Conquista, atualmente, é simbólica
Ao contrário de anos anteriores, em que conquistar a Taça Guanabara era sinônimo de se garantir antecipadamente na final do Carioca, o peso do título é menor em 2023. Atualmente, é justo considerar que a conquista é meramente simbólica. Afinal, ser o melhor time da primeira fase garante apenas a vantagem na semifinal, em que o empate na soma dos resultados basta para chegar à decisão do título.
Da mesma forma, a Taça Rio também tem outro peso e significado nos dias atuais. O troféu será dado aos times que não conseguirem se classificar para a fase decisiva do Estadual. Do quinto ao oitavo colocado, haverá um mata-mata valendo vaga na Copa do Brasil. O campeão deste ‘torneio de consolação’ fica com a Taça Rio.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários