O Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira (10), diante do Atlético, no jogo de volta das quartas de final da Libertadores. Uma vitória simples no Allianz Parque garante o time comandado por Abel Ferreira em mais uma semifinal de torneio continental. Enquanto Rony estava lesionado, o técnico português optou por Flaco López, recém-contratado. Mas o camisa 10 se recuperou de lesão muscular na coxa esquerda e está à disposição para o duelo decisivo na capital paulista. Pelo menos, parcialmente.

Um dos artilheiros do Palmeiras na Libertadores, Rony voltou ao time na vitória sobre o Goiás (3 a 0), depois de precisar se ausentar por seis jogos – substituiu Dudu no intervalo da partida válida pelo Brasileirão.

Flaco López em domínio de bola durante treinamento na Academia de Futebol – Cesar Greco / Palmeiras

O raciocínio de Abel e sua comissão técnica é o de que, se tiver condições de atuar por mais de um tempo, Rony começa a partida. Caso contrário, Flaco López será o titular. A última palavra virá dos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance (NSP) do clube alviverde.

Uma outra alternativa, desejada por Abel, é voltar a escalar o camisa 10 pelos flancos, com Dudu fazendo sempre o lado oposto. Assim, López seria mantido como centroavante. Mas, para isso, Raphael Veiga provavelmente deixaria o time contra o Atlético. O meia entraria na disputa com os atacantes, já que Scarpa está atualmente à sua frente na disputa por vaga no meio de campo.

Rony recebe marcação de Piquerez durante treinamento, na Academia de Futebol – Cesar Greco / Palmeiras

Confronto deve exigir velocidade pelas pontas

O confronto diante do Galo deve exigir do Palmeiras mais velocidade pelas pontas, o que seria o ideal para a presença de Rony pela esquerda. Com o camisa 10 na função de centroavante, Abel terá de abrir mão de um ponta de velocidade, precisando recorrer a Piquerez na função, com Scarpa mais por dentro na armação. Embora tal formação resolva o impasse no ataque, compromete o setor defensivo por aquele lado.

Ao consideramos que Rony retorna de contusão, Abel pode manter o ataque que jogou em Belo Horizonte, com Dudu e López. Mas não será surpresa se a formação do meio para frente tiver Danilo, Zé Rafael e Scarpa; Dudu, Rony e Flaco López.

Quem vai sobrar?

Na fiunção de centroavante, Rony se tornou intocável no ataque até sentir lesão muscular contra o Fortaleza, em 10 de julho. Com isso, Abel fez testes com Flaco López e Merentiel no setor. Mas, com todos à disposição agora, o treinador viverá um dilema. Entre López, Rony e Veiga, alguém vai sobrar. Afinal, Dudu e Scarpa são intocáveis no momento.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários