A Flamanguaça, escola de samba vinculada à organizada homônima do Flamengo, segue a ascensão meteórica nos desfiles do Carnaval Carioca. Afinal, em 2022 foi campeã do Grupo de Avaliação (quinta divisão). Neste ano, no desfile da Série Bronze-2023 (Quarta Divisão) –  que teva a sua apuração realizada nesta terça-feira (28/2) no Parque de Madureira – foi uma das cinco agremiações que subiram à Série Prata-2024.  As escolas desfilaram nos dias 21 e 22/2 na passarela da Nova Intendente Magalhães e a  Flamanguaça detonou: foi a campeã do desfile de terça-feira e, também, a campeã geral (soma dos dois dias de desfile), com 269,1 pontos.

Flamanguaçã, a campeã do desfile de terça da Série Bronze, com o enredo São Judas Tadeu. Assim, sobe de divisão mais uma vez – Reprodução / Instagram

A Série Bronze teve 22 escolas, que desfilaram em dois dias, 20 e 21 de fevereiro. Pelo regulamento, as duas primeiras colocadas de cada dia e a quinta colocada geral subiram de divisão. Mas as duas últimas colocadas de cada dia caíram para o Grupo de Avaliação. As escolas que estarão na Série Prata em 2024, além da Flamanguaça são: Tubarão de Mesquita e Barra da Tijuca (campeã e vice nos desfiles de segunda-feira) e a Concentra Imperial (vice-campeã do desfile de terça-feira), além da Feitiço Carioca, quinta colocada geral.

Fala, Fla Manguaça

“Foi um ano difícil pra gente, ralamos bastante, mas corremos atrás do nosso objetivo. Nosso segundo carro nós tivemos de levar empurrando um dos nossos carros de São Cristóvão até a Intendente, foram 27km. Foi sofrido. Mas gratificante e ver as notas. Parabens às escolas. E agora vamos para a quadra comemorar e ir para o Maracanã comemorar o titulo do Flamengo na Recopa, disse Hudson, o puxador do samba da Flamanguaça, lembrando a final entre Flamengo e Del Valle, na noite desta terça.

Outras duas escolas ligadas ao futebol também participaram da Série Bronze: Imperadores Rubro-Negros (também do Flamengo) e Guerreiros Tricolores (Fluminense). Mas elas seguirão na Série Bronze.

Imperadores Rubro-Negros e Guerreiros Tricolores

A Imperadores Rubro-Negros, que teve como enredo o ex-atacante “Nunes”, o artilheiro das decisões do Flamengo nos anos 80, quase chegou lá. Afinal, terminou em sexto lugar geral, a primeira da lista das que não subiram. Enfim, teve o que lamentar, pois a disputa foi acirradíssima, sempre na cola do Feitiço Carioca. Mas ficou 0,4 ponto atrás: (267,3 a 266,9).

Nunes (com a camisa do Flamengo, no alto) foi o enredo da Imperadores Rubro-Negros Reprodução / Instagram

A Guerreiros Tricolores teve como enredo “Chico Guanabara”, considerado o primeiro torcedor do futebol, famoso nos anos 10 e 20 do século passado e apaixonado pelo Fluminense. Penalizada com 2,5 pontos por infringir alguns itens do regulamento, acabou lutando apenas para se manter na Série Bronze, terminando em nono lugar no desfile de segunda-feira com 263,9 pontos.

Não deixe de aproveitar o bônus do galera.bet para fazer as suas apostas nos principais jogos no Brasil e no mundo

Já as rebaixadas foram, além da Império de Petrópolis, que estava escala para desfilar no segundo dia e não compareceu, as seguintes escolas: Unidos de Vila Kennedy, Unidos de Manguinhos e Unidos do Cabral.

Grupo de avaliação

No Grupo de Avaliação, a campeã foi a Alegria de Vilar. Império de Braz de Pina, Império de Nova Iguaçu, TPM e Unidos de Cosmos fecharam o Top5. Todas sobem para a Série Bronze. Caíram a Majestade do Samba (que desfilou apenas com Mestre Sala e Porta Bandeira e Bateria) além das três escolas que não defilaram ficaram nos três últimos lugares: Majestade do Samba Acadêmicos do Recreio e Camisa 10. esta última tinha o ex-meia do Flamengo, “Adílio” como enredo. Assim, estas quatro ficarão dois anos fora dos desfiles, abrindo espaços para novas agremiações interessadas em integrar o evento.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários