Roberto Assaf

Flamengo 3 x 0 Grêmio. Só faltou o gol de Evaristo

A homenagem a Evaristo de Macedo, um dos grandes craques da história, acabou sendo completa, com a vitória de 3 a 0 do Flamengo sobre o Grêmio. Foi  jogo excelente, de placar exagerado, tantas as chances desperdiçadas, inclusive do tricolor gaúcho, que em várias ocasiões mirou o gol e acertou a trave. Há muito que corrigir na Gávea, principalmente do meio para trás, mas é fato que vale mesmo, no futebol, é bola na rede. E isso quem fez foi o Rubro-Negro.

Quando o Flamengo abriu o placar, aos 23 minutos, em finalização de Éverton Cebolinha, o Grêmio, e próprio time da casa ,já haviam desperdiçado pelo menos duas boas oportunidades. Isso deixava evidente que as linhas ofensivas superavam as de trás, embora o clube sulista o fizesse em contra-ataques, e o carioca, jogando em casa, fosse, por necessidade, mais objetivo.

Bruno Henrique celebra o gol que marcou, o primeiro após a cirurgia no joelho que o tirou de ação por quase um ano –  Wagner Meier/Getty Images

Na realidade, a zaga tricolor, teoricamente com três homens, confundia-se com freqüência. Tanto que o próprio Renato Gaúcho apontava o problema, que colaborou para a jogada que originou o 1 a 0. O Grêmio mostrava tal vulnerabilidade, mas não sentiu efetivamente o golpe. Assim,  continuou tentando tocar a bola. E o Flamengo, em vantagem, passou a tomar maior cuidado defensivo, para dificultar as investidas do adversário. Tentou  surpreendê-lo em velocidade, e de tal forma que teve excelente chance para aumentar, com Gabriel, na pequena área, aos 32 minutos. O goleiro segurou. Até o fim da etapa inicial, o jogo permaneceu preso entre as intermediárias, pois as equipes, trocando em miúdos, não conseguiram nada de positivo.

Flamengo amplia o papel ofensivo no segundo tempo

O Flamengo fez duas substituições no intervalo, lançando Ayrton Lucas e Pedro, sacando o improvisado Léo Pereira e Gabriel, que era dúvida, ampliando, pelo menos no papel, o poder ofensivo. E o Grêmio voltou sem mudanças, insistindo na construção de jogadas baseada em troca contínua de passes, explorando espaços eventuais, e perdeu ótima oportunidade logo aos 11 minutos, quando Bitello, de frente para a meta, chutou em Porto Alegre.

Mas era uma partida francamente indefinida, pois o visitante prosseguiu em busca do empate, e o Rubro-Negro, com placar mínimo, necessitava garantir a vitória. Como ocorre habitualmente, Arrascaeta teve que sair, dando lugar a Victor Hugo, o que diminui a criatividade. Não foi, porém, o que ocorreu, pois Pedro, aos 19, acertou de fora da área, no canto direito: 2 a 0.

Bruno Henrique fecha o caixão

Mas é fato que em duelo de tal nível não há partida ganha, e é preciso manter o pique, notadamente quando o rival ainda não desistiu. Aos 25, Bruno Henrique substituiu Cebolinha. Pouco depois, aos 30, Vinicius – aquele do Ceará – quase marca em bola colocada. Aos 33, Fabrício Bruno meteu a mão na bola e a arbitragem ignorou. Aos 35, Renato Gaúcho resolveu apostar tudo, lançando Nathan e Galdino nos lugares de defensores. A ordem era atacar. Aos 45, Suarez acertou as duas traves numa só conclusão. Nos acréscimos, Bruno Henrique, livre, bateu fora. Villasanti mandou outra no pau. E eis que aos 50, e isso é futebol, Gérson cruzou para Bruno Henrique, de cabeça, fechar o caixão do Grêmio e a homenagem a Dom Evaristo: 3 a 0.

O Andarilho de Rosário, como dito, tem mais sorte que juízo. Ou competência.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Roberto Assaf: Flamengo na Copa do Brasil: com ou sem Tite

Por ironia do destino, o Flamengo enfrenta o Palmeiras na próxima fase da Copa do…

19 de julho de 2024

Dudu Nardini se prepara para Estreia pelo Jablonec no Tcheco

O volante brasileiro Dudu Nardini, recém-contratado pelo Jablonec, está prestes a fazer sua estreia no…

19 de julho de 2024

Liga da Polônia começa nesta sexta. Tem time com ‘Legião Brasileira’

As principais ligas nacionais da Europa só começarão em agosto, mas tem campeonatos nacionais iniciando…

19 de julho de 2024

Volta de Philippe Coutinho mostra o poder do marketing do Vasco

O sonho tão esperado se tornou realidade. Philippe Coutinho está de volta ao Vasco depois…

19 de julho de 2024

Grêmio anuncia contratação do atacante Matías Arezo

O Grêmio anunciou a contratação do centroavante uruguaio Matías Arezzo, de 21 anos, nesta quinta-feira…

19 de julho de 2024

Novorizontino derrota Chapecoense e dorme no G4 da Série B

Com um gol nos acréscimos do primeiro tempo, o Novorizontino derrotou por 1 a 0…

18 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!