Roberto Assaf

Flamengo 7 x 1 Tolima

 Pedro não negou, mas afirmou, por quatro vezes. Deveria ser sempre assim. Ao contrário da partida contra o Santos, na Vila Belmiro, quando preferiu guardar o que há de melhor para o momento de dificuldade, Dorival optou por entrar arrasando, com os titulares que estavam à disposição, e praticamente decidiu antes do intervalo. Não só é postura evidente, como facilita para o time de maior técnica, o que ficou lógico.

A propósito, o treinador, muito tranqüilo na entrevista antes do jogo, esteve vibrante, como nem sempre se vê, quando a bola rolou. Talvez tenha percebido que o cenário, até então obscuro, clareou, por ora, para o Flamengo na Libertadores. Atlético-MG ou Palmeiras, um será eliminado. Não terá de enfrentar o Boca Juniors na Bombonera. Nem o River Plate em Ñunez (e seria a volta em Buenos Aires). Andreas Pereira deu o sagrado adeus, assim como Paulo Sousa. Hugo Souza, e Matheuzinho, o lateral, foram barrados. Reforços estão a caminho.

Pedro e Gabigol comandaram o Fla na surra sobre o Tolima – Marcelo Cortes / Flamengo

Há algum tempo não se via o Flamengo utilizando o modelo muito comum com Cláudio Coutinho nos anos 70, e depois Paulo César Carpegiani, que parecia óbvio diante dos raros talentos que estavam às mãos de ambos, como Leandro, Júnior, Andrade, Adílio, Tita, Zico e Júlio César. O time valorizava o toque de cada artista, evitando rifar a bola. Caso não houvesse um companheiro bem colocado para finalizar a ordem era retroceder, reiniciando da retaguarda, se necessário, a construção da jogada. Depois de algum tempo de prática, o time passou a executar tal estilo com maior velocidade, encurralando o adversário nos primeiros 15 minutos, com o objetivo de decidir a partida antes que o oponente pudesse respirar, a exemplo do que fazem determinados pugilistas. Não era o velho “pressing” de Yustrich. Havia tanta qualidade que o Flamengo foi campeão mundial.

Aos cinco minutos, Pedro fez 1 a 0. O Tolima não via a cor da bola. Aos 20, Quiñones, sem querer, fez contra: 2 a 0. Aos 30, o time diminuiu o ritmo. Até porque o adversário começou a bater. Além disso, vaga quase garantida e muito jogo pela frente. Veio o segundo tempo, o Rubro-Negro recuperou o fôlego e matou logo aos dois minutos, com outro gol de Pedro, na pequena área. Aos 10, Gabriel fez o seu: 4 a 0. Aos 60, depois de 10 pancadas em Arrascaeta, o árbitro mostrou o amarelo. Para Léo Pereira. Vai entender. O zagueiro que marcou contra, agora anotou a favor. Mas Pedro e Matheus França de Oliveira, o que não atende por Mateuzinho, enfiaram mais dois. E Pedro completou quarteto. Sete a um. Placar de Alemanha no gênio Luiz Felipe Scolari.

O adversário foi frágil. Mas é fato que o Flamengo soube torná-lo assim.

*Este texto não reflete, necessariamente a opinião do Jogada10

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Clube de Textor paga R$ 85 milhões por zagueiro do Barcelona

Clube de John Textor, o Crystal Palace anunciou, nesta sexta-feira (14), a contratação do zagueiro…

14 de junho de 2024

Neymar indica que poderá jogar no Flamengo em 2025

A presença de Neymar no Maracanã, na vitória do Flamengo em cima do Grêmio por…

14 de junho de 2024

Léo Ortiz sobre nova função no Flamengo: ‘Dei conta do recado’

Léo Ortiz teve um papel importante na vitória do Flamengo diante do Grêmio por 2…

14 de junho de 2024

O que é mais difícil: Copa do Mundo ou Euro? Estudo revela resposta

Às vésperas do começo de mais uma edição da Euro, Mbappé deu declaração que repercute…

14 de junho de 2024

Fluminense busca renovação de empréstimo do zagueiro Marlon

Depois de se recuperar de lesão, o zagueiro Marlon passou a ter mais oportunidades no…

14 de junho de 2024

Torcedores da Escócia sofrem grave acidente na Alemanha antes da Eurocopa

Susto! Torcedores da Escócia sofrem grave acidente de carro na Alemanha antes do início da…

14 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!