Roberto Assaf

Flamengo campeão, aniversário de Zico! ‘Feliz Natal’ para todos

Quase 64 mil pessoas – que torcida incrível! – para Flamengo 3 a 0 Madureira em um sábado de praia. Pois é. O Flamengo – enfim – começou a temporada cumprindo a obrigação que o orçamento e a infraestrutura que ostenta há algum tempo exigem: conquistando a Taça Guanabara. Pela 24ª vez desde 1970. O Vasco tem 13, o Fluminense 12, o Botafogo oito, América, Americano e Volta Redonda uma. É o primeiro título rubro-negro desde 29 de outubro de 2022, ou seja, em 16 meses.

O confronto, no entanto, não permitiu qualquer projeção para a sequência do Estadual, pois houve uma diferença abissal entre as equipes que jogaram hoje, e não se sabe sequer qual será o adversário das semifinais. É possível afirmar, por ora, apenas o óbvio: se enfrentar o Nova Iguaçu, o Flamengo, em duas partidas, não terá nenhuma possibilidade de ser derrotado, mas diante de Fluminense ou Vasco não haverá favorito.

Flamengo fez o dever de casa e ganhou a Taça GB – Foto: Lucas Bayer

Na realidade, o grande problema do Flamengo em 2024 é a maldita Copa América – 20 de junho a 14 de julho nos Estados Unidos – que levará um punhado de jogadores, brasileiros e estrangeiros ao longo das disputas do Brasileiro, Copa do Brasil e da Libertadores. Este torneio intercontinental vagabundo deixará o Rubro-Negro – que não tem reservas do nível de titulares – à deriva em alto mar.

Flamengo, ataque contra defesa

Hoje um jogo de ataque contra defesa. O Flamengo dominou desde o começo, e o Madureira, que trocou de técnico – Daniel Néri por Alberto Tenan – na véspera, mal passava da metade do campo. Apesar disso, mais preocupado em driblar o calor carioca que o adversário, o time da Gávea não criou muitas chances. Arrascaeta fez 1 a 0 aos 19 minutos, após cabeçada de Bruno Henrique, e aguardou que mais oportunidades surgissem com naturalidade.

A próxima apareceu aos seis minutos da etapa derradeira, quando o zagueiro Arthur cometeu um dos erros básicos do futebol, ao tentar passe cruzado à meia altura, à frente da área. Pedro interceptou a bola, cobriu Mota com uma chilena, e tocou para a meta vazia: 2 a 0.

Aniversário de Zico é Natal para a Nação

Logo depois, veio o primeiro pacote de mudanças, e o Flamengo passou a jogar com onze, pois Luiz Araújo foi substituído por Éverton Cebolinha, que sofreu falta de Wagninho, para a cobrança correta de Léo Pereira, à esquerda de Douglas Lima, aos 24: 3 a 0. Restava apenas o fim da coisa. E assim se fez. Taça GB é título sim, pois os outros, quando ganham, colocam o pôster na parede.

Amanhã Zico faz 71 anos de idade. Feliz Natal para todos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Neymar tem nova chuteira lançada com modelo icônico

Neymar ainda não pode entrar em campo. Ainda se recuperando de lesão no joelho esquerdo,…

16 de maio de 2024

Crise: Justiça belga bloqueia ativos da 777 Partners no país

Mais uma notícia ruim envolvendo a 777 Partners, sócia majoritária da SAF do Vasco. No…

16 de maio de 2024

Cebolinha mira Flamengo na liderança da Libertadores: ‘A gente vai torcer’

Com um gol e uma assistência, Everton Cebolinha teve participação decisiva na goleada do Flamengo…

16 de maio de 2024

Apresentador vai aos prantos ao saber da morte de Silvio Luiz

A morte do narrador Silvio Luiz, aos 89 anos, nesta quinta-feira (16), promoveu a comoção…

16 de maio de 2024

Guilherme tem lesão e vai desfalcar o Santos. Veja possíveis substitutos

O Santos venceu a Ponte Preta por 2 a 1, nesta quarta-feira (15), no Moisés…

16 de maio de 2024

Filha de Apolinho conta que pai assistia goleada: ‘Morreu feliz com o Flamengo’

Apaixonado pelo Flamengo, o jornalista Washington Rodrigues morreu justamente enquanto torcia por mais uma vitória…

16 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!