O Flamengo pode não estar na ponta do Brasileirão – é o terceiro colocado com 45 pontos –, mas é o campeoníssimo em grandes chances criadas na competição. O time já atingiu a incrível marca de 82 oportunidades de gol em 24 jogos, uma média de 3,4, segundo o site de análise de desempenho SofaScore. Haja criatividade.

 

Flamengo X Santos - Campeonato Brasileiro - 13/12/2020
O Flamengo conta com o artilheiro Gabigol para melhor a pontaria do time no Brasileirão  – Alexandre Vidal/Flamengo

Para se ter uma ideia, o segundo colocado no quesito está bem atrás. Vice-líder com 46 pontos, o Atlético-MG tem só 66 em 26 partidas (2,5). Já o líder do campeonato aparece apenas em terceiro. Com 53 pontos, o São Paulo criou 53 chances em 26 jogos ou média de dois.

Está bom para você? Claro que não. O Flamengo só aproveitou 33% delas. É por isso que o seu ataque tem 42 gols no campeonato, dois a menos do que o Galo mineiro com 44 e 39% de aproveitamento e três do Tricolor paulista, que marcou 45 vezes –  o melhor da competição – e possui 46% de eficiência. Haja pontaria.

Mas nem tudo está perdido. O técnico Rogério Ceni já detectou o problema e vem insistindo nos treinos no Ninho do Urubu em afiar a pontaria dos atacantes rubro-negros. Haja suor.

E os resultados já podem ser vistos na última partida do time. Na goleada de 4 a 1 sobre o Santos, no domingo (13), no Maracanã, seus comandados converteram quatro das cinco chances criadas. Não dá para saber se isso será suficiente para levar o Rubro-Negro ao título brasileiro, mas já é um alento.

 

Comentários