Flamengo

Flamengo é o rei de Copas desde 2019

O grupo de jogadores que está no Flamengo desde 2019 pode atingir mais um feito impactante. Se levar a melhor sobre o Athletico na final da Libertadores, no próximo sábado (29), a atual geração vai chegar a seis títulos de Copas.

Analisando o histórico, são sete finais nesse formato de competição: o Rubro-Negro venceu cinco e perdeu duas. O Atlético venceu a equipe carioca em 2021, na Supercopa do Brasil, que ocorreu em Cuiabá. Um ano depois, foi a vez do Palmeiras levantar o título da Libertadores, em final única em Montevidéu.

Aliás, essa será a segunda final de Copa do Flamengo na temporada. Neste sentido, o Rubro-Negro superou o Corinthians nos pênaltis e foi tetracampeão da Copa do Brasil, no Maracanã, na semana passada (19/10).

Último título do Flamengo em formato de Copa – Marcelo Cortes / Flamengo

Gestão Landim no Flamengo

Muito do período vitorioso do Rubro-Negro se explica pela gestão do presidente Rodolfo Landim, que começou exatamente em 2019. A partir disso, o Flamengo voltou a ser destaque no cenário nacional.

Ainda assim, um dos principais motivos foi o alto investimento para contratação de jogadores. Consequentemente, a atitude trouxe um retorno rápido. Isso porque, no primeiro ano da administração, a equipe carioca venceu o Campeonato Carioca, o Brasileiro e a Libertadores. Esse último o Flamengo não levava há 38 anos.

Em 2020, ainda na “era Jorge Jesus”, o Rubro-Negro emplacou mais três troféus. Mais um Estadual, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil.

Em seguida, o Flamengo apostou em outro estrangeiro, Domenéc Torrent, que não teve boa passagem no Brasil. Depois disso, trouxe Rogério Ceni. Apesar de um trabalho contestado, foi vitorioso. O ex-goleiro venceu outro Carioca, mais uma Supercopa do Brasil e o campeonato nacional de novo com o clube.

Após sequência negativa, Ceni foi demitido do comando técnico. Dessa forma, Renato Gaúcho foi o escolhido para ser o substituto. Teve um início de trabalho avassalador, porém, acabou com o vice-campeonato da Libertadores e do Brasileiro. Os resultados influenciaram sua saída do Rubro-Negro.

Para 2022, o Flamengo voltou a dar chance a um estrangeiro, o português Paulo Sousa. Entretanto, se mostrou uma escolha equivocada, pois o trabalho durou somente cinco meses e amargou mais dois vices, da Supercopa do Brasil e do estadual.

Dorival Júnior arruma a casa após insucessos

Em seguida, a diretoria do Rubro-Negro carioca investiu no retorno de Dorival Júnior, depois de quase quatro anos. Inclusive, o treinador conseguiu organizar o time. Além disso, encontrou uma forma de Gabigol e Pedro atuarem juntos no ataque. Obviamente, a lesão de Bruno Henrique facilitou o esquema.

Com quatro meses de trabalho, o comandante já levantou o título da Copa do Brasil e pode conquistar a Libertadores. O Flamengo enfrenta o Athletico, às 17h (Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, casa do Barcelona de Guayaquil, do Equador.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Carlos Berbert

Posts Recentes

Dorival Júnior promove mudança no time titular da Seleção Brasileira

O técnico Dorival Junior começa a projetar a Seleção Brasileira para a estreia da Copa…

22 de junho de 2024

CBF rebate críticas de Tite, do Flamengo: ‘Agressiva’

Um dia após o técnico Tite, do Flamengo, criticar o calendário do futebol brasileiro, a…

22 de junho de 2024

Internacional finaliza contrato com Palmeiras para venda de Maurício

O Internacional está trabalhando para finalizar a venda do meia Maurício para o Palmeiras. O…

22 de junho de 2024

Saiba por que gol polêmico anulado da Holanda ‘não precisou’ do VAR

Holanda e França protagonizaram o primeiro empate sem gols da Eurocopa-2024, e um lance bastante…

22 de junho de 2024

Turquia x Portugal: onde assistir, escalações e arbitragem

O jogador que disputou mais edições de Eurocopa volta a campo neste sábado (22). Liderado…

21 de junho de 2024

Bernard define camisa que usará em retorno ao Atlético; saiba qual

O atacante Bernard escolheu o número que usará em seu retorno ao Atlético MG. Ele…

21 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!