Apenas quatro clubes brasileiros terão jogadores na Copa do Mundo-2022 e o Flamengo é o Top1. Afinal, mandou 4 craques dos 7 convocados que atuam no Brasil. Os outros são Athletico-PR, Palmeiras e São Paulo. Mesmo assim, a participação de atletas que jogam em clubes brasileiros não chega a 1% do total na competição. Para efeito de comparação, o clube com mais jogadores na Copa, o Bayern, tem 16.
O Rubro-Negro também é o time sul-americano com maior número de convocados. Mas o continente, como um todo, tem participação pequena no Mundial. São 21 jogadores, somando clubes de todos os países da América do Sul.
Do quarteto do Flamengo, dois estão na Seleção Brasileira: Éverton Ribeiro e Pedro. Outros dois no Uruguai: o lateral-direito Varela (que é o segundo reserva no Rubro-Negro, atrás de Rodinei e de Matheuzinho) e Arrascaeta.
O Palmeiras entra na lista com o terceiro goleiro da Seleção, Weverton. Já o Athletico tem um uruguaio no Qatar. Enfim, o São Paulo tem um equatoriano: Arboleda.
Nacional/URU é o que mais se aproxima do Flamengo
Em relação aos representantes de clubes sul-americanos, o panorama não muda muito. Afinal, são 14 jogadores de times espalhados na Argentina, Colômbia, Equador e Uruguai.
O Nacional do Uruguai tem três. Dessa forma, é o clube com maior representação depois do Flamengo. Todos defendem a Celeste: Suárez, Rochet e Rodríguez.
O River Plate conta com dois: o goleiro Armani (único jogador da Argentina que atua no país) e De La Cruz (irmão de Sánchez, do Santos) no Uruguai.
Curiosamente, a Seleção com mais jogadores que atuam no continente sul-americano é o Equador. Dessa forma, seis craques do futebol equatoriano estarão no Qatar. Quatro deles atuam em equipes do próprio Equador. Mas dois defendem times argentinos. Enfim, o único que joga na Colômbia e que estará no Mundial é Vargas, da Costa Rica. Afinal, o defensor atua no Millonarios, de Bogotá.
Brasil (4 clubes, 7 jogadores)
Flamengo (4) – Éverton Ribeiro (Apoiador, Brasil) e Pedro (Atacante, Brasil); Arrascaeta (Apoiador, Uruguai) e Varela (Defensor, Uruguai)
Athletico (1) – Canobbio ( Atacante, Uruguai)
Palmeiras (1) – Weverton (Goleiro, Brasil)
São Paulo (1) – Arboleda (Defensor, Equador)
Argentina (5 clubes, 6 jogadores)
River Plate (2) – Armani (Goleiro, Argentina); De La Cruz (Apoiador, Uruguai)
Newell’s (1) – Reasco (Atacante, Equador)
Independiente (1) – Sosa (Goleiro, Uruguai)
Talleres (1) – Franco (Apoiador, Equador)
Vélez Sarsfield (1) – Godín (Defensor, Uruguai)
Colômbia – (1 clube, 1 jogador)
Millonarios (1) – Vargas (Defensor, Costa Rica)
Equador (4 clubes, 4 jogadores)
Aucas (1) – Galindez (Goleiro, Equador)
Del Valle (1) Ramírez (Goleiro, Equador)
Imbabura (1) – Kevyn Rodríguez (Atacante, Equador)
LDU (1) – Domínguez (Goleiro, Equador)
Uruguai (1 clube, 3 jogadores)
Nacional (3) – Luisito Suárez (atacante, Uruguai), Rochet (Goleiro, Uruguai), José Rodrigues (Zagueiro, Uruguai)
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários