-

Apenas quatro clubes brasileiros terão jogadores na Copa do Mundo-2022 e o Flamengo é o Top1. Afinal, mandou 4 craques dos 7 convocados que atuam no Brasil. Os outros são Athletico-PR, Palmeiras e São Paulo.  Mesmo assim, a participação de atletas que jogam em clubes brasileiros não chega a 1% do total na competição. Para efeito de comparação, o clube com mais jogadores na Copa, o Bayern, tem 16.

O Rubro-Negro também é o time sul-americano com maior número de convocados. Mas o continente, como um todo, tem participação pequena no Mundial. São 21 jogadores, somando clubes de todos os países da América do Sul.

Dos quatro do Flamengo na Copa. dois jogam pelo Urugaui. Mas apenas um é titular: Arrascaeta – Marcelo Cortes / Flamengo

Do quarteto do Flamengo, dois estão na Seleção Brasileira: Éverton Ribeiro e Pedro. Outros dois no Uruguai: o lateral-direito Varela (que é o segundo reserva no Rubro-Negro, atrás de Rodinei e de Matheuzinho) e Arrascaeta.

O Palmeiras entra na lista com o terceiro goleiro da Seleção, Weverton. Já o Athletico tem um uruguaio no Qatar. Enfim, o São Paulo tem um equatoriano: Arboleda.

O equatoriano Arboleda representa o São Paulo no Qatar.  Rubens Chiri / saopaulofc.net

Nacional/URU é o que mais se aproxima do Flamengo

Em relação aos representantes de clubes sul-americanos, o panorama não muda muito. Afinal, são 14 jogadores de times espalhados na Argentina, Colômbia, Equador e Uruguai.

O Nacional do Uruguai tem três. Dessa forma, é o clube com maior representação depois do Flamengo. Todos defendem a Celeste: Suárez, Rochet e Rodríguez.

fbl-uru-nacional-suarez
Luis Suárez é um dos três jogadores do Nacional-URU na Copa – Pablo Porciúncula/AFP via Getty Images

O River Plate conta com dois: o goleiro Armani (único jogador da Argentina que atua no país) e De La Cruz (irmão de Sánchez, do Santos) no Uruguai.

Curiosamente, a Seleção com mais jogadores que atuam no continente sul-americano é o Equador. Dessa forma, seis craques do futebol equatoriano estarão no Qatar. Quatro deles atuam em equipes do próprio Equador. Mas dois defendem times argentinos. Enfim, o único que joga na Colômbia e que estará no Mundial é Vargas, da Costa Rica. Afinal, o defensor atua no Millonarios, de Bogotá.

Brasil (4 clubes, 7 jogadores)

Flamengo (4) – Éverton Ribeiro (Apoiador, Brasil) e Pedro (Atacante, Brasil); Arrascaeta (Apoiador, Uruguai) e Varela (Defensor, Uruguai)

Athletico (1) – Canobbio ( Atacante, Uruguai)
Palmeiras (1) – Weverton (Goleiro, Brasil)
São Paulo (1) – Arboleda (Defensor, Equador)

Argentina (5 clubes, 6 jogadores)

River Plate (2) – Armani (Goleiro, Argentina); De La Cruz (Apoiador, Uruguai)
Newell’s (1) – Reasco (Atacante, Equador)
Independiente (1) – Sosa (Goleiro, Uruguai)
Talleres (1) – Franco (Apoiador, Equador)
Vélez Sarsfield (1) – Godín (Defensor, Uruguai)

Colômbia – (1 clube, 1 jogador)

Millonarios (1) – Vargas (Defensor, Costa Rica)

Equador (4 clubes, 4 jogadores)

Aucas (1) – Galindez (Goleiro, Equador)
Del Valle (1) Ramírez (Goleiro, Equador)
Imbabura (1) – Kevyn Rodríguez (Atacante, Equador)
LDU (1) – Domínguez (Goleiro, Equador)

Uruguai (1 clube, 3 jogadores)

Nacional (3) – Luisito Suárez (atacante, Uruguai), Rochet (Goleiro, Uruguai), José Rodrigues (Zagueiro, Uruguai)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários