Roberto Assaf

Flamengo faz 4 no Velez, mas precisa negar craques às seleções

O Flamengo obteve uma vitória espetacular, 4 a 0 no Velez Sarsfield, em Buenos Aires, na casa lotada do adversário, da primeira linha do futebol da Argentina, hoje semifinalista da Libertadores, e que um dia já foi campeão sul-americano e mundial. Pedro negou Hoyos três vezes. E Éverton Ribeiro completou. O time carioca ganhou porque teve paciência e categoria para impor a sua flagrante superioridade, e capacidade para frear o entusiasmo e o esforço dos argentinos, que em momento algum desistiram do jogo.

Pedro celebra o primeiro de seus quatro gols -Juan Mabromata/AFP via Getty Images

 

Agora vamos ao que interessa: a direção do Flamengo terá que tomar providências enérgicas em relação às convocações para os amistosos das seleções em setembro. Se a do Brasil levar dois jogadores para os emocionantes jogos na África, e a do Uruguai outros dois, Guillermo Varela e Arrascaeta, o Rubro-Negro ficará mutilado. Tite faz a convocação na sexta-feira, 9 de setembro, para partidas dias 23 e 27 respectivamente contra Gana e Tunísia. A Celeste jogará em idênticas. Contra o Irã e o Canadá, em Viena, capital da Áustria. As seleções estarão pelo menos 15 dias mobilizadas para tal. Caso levem quatro atletas, o Flamengo disputará partidas decisivas desfalcado, e será difícil manter a possibilidade de conquistar algum título.

Flamengo no Jogo

O Flamengo manteve o domínio nos primeiros 20 minutos e poderia até ter aproveitado pelo menos duas chances que criou, mas não o fez, um pecado para um time tão experiente. A estratégia do Velez era óbvia: contra-ataques rápidos para surpreender, e na impossibilidade de completá-los com acerto, executar cruzamentos rasantes, visando explorar prováveis erros do adversário. O jogo tímido dos argentinos mantinha a torcida comportada. O Flamengo, no entanto, não era um time efetivamente agressivo, mas prioritariamente calculista, que também aguardava equívocos da retaguarda azul, o que ocorreu pela primeira vez aos 32, quando Léo Pereira levantou na área, e Pedro, por trás da zaga, escorou à direita, na saída de Hoyos: 1 a 0.

Em desvantagem, o Velez decidiu por o bloco na rua, ampliando a intensidade, e quem sabe, fazer pressão. Aos 34, Orellana cobrou falta na trave esquerda. A equipe carioca passou a necessitar de um mínimo de tranqüilidade para aproveitar a indisfarçável afobação dos locais para costurar o jogo e marcar pela segunda vez. Aos 44, nesse estilo, Felipe Luiz perdeu grande chance. Nos acréscimos, repetiu a prática, e dessa vez Éverton Ribeiro mandou para dentro, após passe sutil de Gabriel: 2 a 0.

E agora…

Fim do primeiro tempo. Curiosamente, o time da casa não fez mudanças no intervalo. Mas não há, até ali, nada decidido. O jogo nunca está perdido quando o adversário é argentino. No recomeço, o Velez pôs o coração na boca. Na realidade, é o que restava. Aos 15, nova troca de passes, e ele, Gabriel, deixou Pedro à vontade para meter 3 a 0. Daí para frente, os azuis fieram todo o esforço para abafar e o Rubro-Negro, nos contra-ataques, desperdiçou várias oportunidades, até Pedro enfiar o quarto.

O Flamengo não pode deixar seleção levar jogador para disputar amistoso vagabundo na Europa. Esse é o fato.

*Este texto não reflete, necessariamente a opinião do Jogada10

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Compartilhe
Publicado por
Carlos Alberto
Tags: colunas

Posts Recentes

Gabigol volta a treinar no Flamengo e já tem novo número

Após ser multado e perder a camisa 10, Gabigol voltou a treinar com o restante…

18 de maio de 2024

Bayer Leverkusen vence mais uma e conquista Bundesliga de forma invicta

O Bayer Leverkusen fez história nesta temporada da Bundesliga e coroou a campanha diante de…

18 de maio de 2024

Serginho Chulapa passa por cateterismo após sofrer infarto

O ex-atacante Serginho Chulapa, de 70 anos, passou por um cateterismo no coração para desobstruir…

18 de maio de 2024

Flamengo tinha informantes em festa, que resultou na punição de Gabigol

Uma polêmica tomou conta do ambiente do Flamengo desta última quinta-feira (16). Isso porque uma…

18 de maio de 2024

Cássio tem data e hora marcada para desembarcar em BH e assinar com o Cruzeiro

Novo goleiro do Cruzeiro, Cássio já tem data e hora para chegar à capital mineira…

18 de maio de 2024

Foden é eleito o melhor jogador da Premier League

Um dos grandes nomes do Manchester City, Phil Foden foi eleito o melhor jogador da…

18 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!