A semana conturbada do Flamengo teve um capítulo positivo na noite desta quarta-feira (16). O Rubro-Negro venceu o Grêmio por 1 a 0, no Maracanã, e avançou à decisão da Copa do Brasil. Arrascaeta, de pênalti, fez o gol da vitória no segundo tempo. O rival na final será o São Paulo, que é comandado por Dorival Júnior.

Na comemoração do gol, o camisa 14 fez questão de comemorar com todo o grupo e o treinador Jorge Sampaoli, em clara manifestação de apoio após o episódio de agressão que envolveu o lateral-direito Varela, que deixou o jogo machucado no primeiro tempo, e Gerson na atividade de terça (15), no Ninho do Urubu.

Flamengo assusta, e Grêmio se lança ao ataque

O que se viu nos primeiros minutos foi um Flamengo dando sinais que não ia esperar o Grêmio, mesmo com a vantagem. A oportunidade veio cedo, numa articulação que aproximou os seus jogadores mais talentosos. Arrascaeta para Gabigol. O camisa 10 encontrou Gerson, livre, pela esquerda. O camisa 20 cruzou na medida para Bruno Henrique dentro da área, mas a cabeçada do atacante parou na defesa de Gabriel Grando, em puro reflexo.

+ São Paulo na final da Copa do Brasil, com show de Lucas Moura

O Grêmio, em desvantagem na série, não tinha outra escolha que não fosse o ataque. Com uma mudança em relação a Porto Alegre — o encaixe da marcação esteve mais efetivo. No ataque, Bitello apareceu com perigo em duas finalizações: 28′ e 30′. O meia, no entanto, parou em defesas do goleiro Matheus Cunha. O lado esquerdo foi o espaço escolhido para ser explorado, e o Tricolor finalizou seis vezes à meta. Suárez e Rodrigo Ely também levaram perigo.

O Flamengo foi ao vestiário com mais posse de bola que o Grêmio (53% x 47%), mas com apenas duas finalizações. Além de Bruno Henrique, no início, Arrascaeta também chegou com perigo em chute que foi defendido pelo goleiro Gabriel Grando.

Grêmio pressiona, mas Arrascaeta decide

O domínio do Grêmio permaneceu nos minutos iniciais do segundo tempo. A pressão, portanto, resultou em chances com Luis Suárez, Bitello e um chute na trave com Ferreira, aos 13′. O Tricolor era quem parecia mais próximo do primeiro gol.

Arrascaeta marcou o gol da vitória do Flamengo (Photo by Wagner Meier/Getty Images)

O gol, porém, saiu do lado rubro-negro. E veio após um lance de pênalti assinalado com o auxílio do VAR, que mostrou um toque de mão do zagueiro Rodrigo Ely dentro da área. O árbitro Braulio da Silva Machado confirmou a marcação. Arrascaeta bateu firme, no meio do gol, e venceu Gabriel Grando, aos 28′.

A vantagem aumentava para ir à decisão. Por fim, o Flamengo gastou o tempo e confirmou, pela nona vez, um lugar na final da competição. O Rubro-Negro também havia vencido o primeiro jogo da semifinal: 2 a 0, na Arena, em Porto Alegre.

Flamengo vai reencontrar Dorival Júnior

A final da Copa do Brasil terá um ingrediente especial. O Flamengo vai enfrentar o São Paulo, que tem Dorival Júnior como técnico. O comandante esteve à frente do rubro-negro nos títulos da Copa do Brasil e Libertadores em 2022. Por uma decisão da diretoria carioca, o treinador não deu sequência ao trabalho neste ano.

Elenco do Flamengo comemora com Jorge Sampaoli (Photo by Wagner Meier/Getty Images)

Os jogos da decisão da Copa do Brasil pela primeira vez vão acontecer nos fins de semana. A CBF programou no calendário os dias 17 (ida) e 24 (volta) de setembro. A entidade ainda vai sortear os mandos de campo — o dia, porém, ainda não foi definido.

FLAMENGO 1  X 0 GRÊMIO
Jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil-2023
Data: 16/8/2023, às 21h30 9de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
FLAMENGO: Matheus Cunha; Varela (Matheuzinho, 37’/1ºT) , Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Erick (Allan, 31’/2ºT)  Gerson, Victor Hugo (Thiago Maia, 18’/2ºT) e Arrascaeta; Bruno Henrique (Pedro, 31’/2ºT ) e Gabigol (Luiz Araújo, 18’/2ºT’). Técnico: Jorge Sampaoli
GRÊMIO: Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Carballo (João Pedro Galvão, 16’/2ºT’), Cristaldo, (Pepê, 18’/2ºT) e Bitello (Lucas Besozzi, 18’/2ºT); Ferreira (Iturbe, 32’/2ºT) e Suárez. Técnico: Renato Gaúcho
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PE)
Gol: Arrascaeta 28’/2ºT (1-0)
Cartões amarelos: Erick, Fabrício Bruno, Gerson e Luiz Araújo (FLA) e João Pedro, Rodrigo Ely, Luis Suárez, João Pedro Galvão, Reinaldo e Villasanti (GRE)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários