Roberto Assaf

Flamengo: o óbvio, antecipado em três meses

Em 25 de janeiro – revejam o arquivo do site – escrevemos o seguinte texto, repetido aqui integralmente, em aspas, até o penúltimo parágrafo. Não somos engenheiros de obras prontas. O que fazemos é fruto de conhecimento do assunto.

“Campeão Estadual de 2022 – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, por ordem alfabética, um dos quatro será o campeão do Rio de Janeiro de 2022. São os quatro gigantes, que ganharam todos os títulos desde 1967, ou seja, lá se vão 55 anos. Assim, não é uma obrigação, mas o lógico.

A derota para o Fluminense, na opinião de Assaf, era esperada – Gilvan de Souza/Flamengo

No entanto, por várias circunstâncias, haverá sempre o que tem mais chances de conquistar o campeonato. É necessário lembrar, antes de qualquer análise, que no futebol (quase) tudo é possível. Quase, pois nenhum pequeno será campeão. A Portuguesa, em 2021, fez uma campanha excelente, mas no momento da decisão, como sempre ocorrerá, não suportou o peso do Fluminense, um dos quatro gigantes.

Mas como também é fundamental emitir opinião, pois é isso que o torcedor quer do cronista, não seria exagero que o Tricolor, que caiu na final diante do que restava do grande time do Flamengo que ganhou 13 títulos em dois anos, será o vencedor de 2022. Simples: Botafogo e Vasco, cada qual ao seu jeito, estão em reestruturação, tentando consertar equívocos cometidos por décadas consecutivas, e é bastante provável que ainda terão problemas para driblar adversidades. E o Flamengo terá dificuldade para formar um time competitivo.

Os torcedores do Flamengo não sabem, ou não querem acreditar, mas aquele esquadrão acabou. Há jogadores em fim de carreira, outros em eterna recuperação, e os que saem da base não têm bola para substituí-los. Não seria um absurdo se o Rubro-Negro não chegasse entre os quatro finalistas. Já o Fluminense, vice nos últimos dois anos, não mostra problemas aparentes como Botafogo e Vasco, e buscou reforços suficientes para montar um time superior ao do ano passado. Passou a frente dos rivais. A propósito, é de se imaginar que os dirigentes tricolores levem em conta que o último título carioca é de 2012. E que está na hora de voltar a ganhá-lo.

Só há, na realidade, uma indefinição em relação ao Estadual, que é a atenção abusiva que é dada à Libertadores. Se o Fluminense der a vida por essa maldição, perderá tudo. Aliás, nenhum dos clubes ganhará nada”.

Essa é de hoje, 2 de abril: se o Fluminense ganhou o segundo título em 2022 – o primeiro foi a Taça Guanabara – o Flamengo perdeu seis em menos de um ano. Se há esperança nas Laranjeiras, há algo de podre no Reino da Gávea. Se não acontecer uma revolução por lá, a começar pela queda do treinador, o Flamengo vai brigar para não cair no Brasileiro. Não acreditam? Pois em seis meses repetiremos o texto. E pode ser que todos caiam, enfim, na real. Até lá, sem mudanças, o rosário de derrotas prosseguirá.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jogada10.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Mirassol lança uniforme especial ‘All Black’ em homenagem ao rúgbi da Nova Zelândia

O Mirassol surpreendeu ao lançar o uniforme especial "All Black". O intuito é homenagear o…

26 de junho de 2024

Menino Gui ‘anuncia’ Philippe Coutinho no Vasco e agita as redes sociais

A espera da torcida vascaína está prestes a acabar, ao menos se depender do pequeno…

26 de junho de 2024

Argentina vence o Chile no fim e avança na Copa América

Foi com muita insistência, mas a Argentina confirmou a classificação para as quartas de final…

26 de junho de 2024

Amazonas vence o Coritiba e se afasta do Z4 da Série B

O Coritiba perdeu a chance de encostar no G4 da Série B. Em duelo realizado…

25 de junho de 2024

Luxemburgo encontra Abel Ferreira e agita a torcida do Palmeiras

A torcida do Palmeiras ficou encantada nesta terça-feira (25). Em sua rede social, Vanderlei Luxemburgo…

25 de junho de 2024

Internacional acerta renovação de contrato com Igor Gomes

O Internacional confirmou nesta terça-feira (25), a renovação de contrato com o zagueiro Igor Gomes…

25 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!