Roberto Assaf

Flamengo será o grande fiasco de 2022

O Globo trouxe matéria de página inteira indicando as projeções que fez, ouvindo colunistas, para 2022. Não há mais nada mais previsível. Foram todos, é claro, na teoria, pelo óbvio. Pois os clubes estão em férias e terão mudanças para o próximo ano.

Na realidade, só há uma certeza: Atlético-MG e Palmeiras brigarão de fato pelos títulos nacionais e internacionais nos quais estarão envolvidos. E sobrará, para os demais, o bagaço da laranja. Para alguns, uma colocação honrosa, vaga na Libertadores, por exemplo, é um grande negócio. Para outros, é mero consolo. Para um punhado deles, permanecer na Série B já uma façanha. Para os clubes gigantes – Bahia, Cruzeiro, Grêmio e Vasco – aqui por ordem alfabética, é uma tragédia.

Como a função do comentarista é dar uma satisfação ao torcedor, ou seja, dar opinião prática, sem rodeios, não seria um exagero afirmar que o Atlético-MG, mantendo o nível atual de investimento e de organização, será o provável bicampeão brasileiro e da Copa do Brasil, com chances reais de ganhar a Libertadores – que só não o fez em 2021 porque Hulk perdeu um pênalti nas semifinais. A propósito, como no futebol (quase tudo) é possível, talvez o Palmeiras possa rouba um desses títulos.

É importante ressaltar também que no futebol há sempre uma surpresa, cada vez em menor escala, por causa da dinheirama que está na mão apenas de alguns gigantes, mas uma delas surgirá. Em 2004, o São Caetano foi campeão paulista, o Once Caldas ficou com a Libertadores, e a Grécia ganhou a Eurocopa. O Bragantino não é gigante, mas tem a grana de um patrocinador multinacional, que ampliando o procedimento atual vai torná-lo a grande zebra de 2022.

Aliás, fazer previsões é tarefa de bruxo, mas o leitor / ouvinte não quer o comentarista em cima do muro. Assim, não será surpreendente se o Vasco, que está se reorganizando lentamente, e brigando para dar fim aos desentendimentos políticos internos, que tanto atrapalham a sua vida, voltará à Série A. O Grêmio, sem a truculência de vândalos, é outro que retornará à elite. Atlético-GO, Avaí e Juventude não suportarão a Primeira Divisão e vão cair.

E a maior surpresa de todas, que em muito breve começará a mostrar as caras: o Flamengo será o grande fiasco de 2022. Não ganhará nem a Taça Guanabara. Será eliminado na primeira fase da Libertadores e brigará contra rebaixamento no Brasileiro. Quem viver verá.

*As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do site Jogada10.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Leo Pereira

Posts Recentes

Na reestreia de Thiago Silva, Fluminense vence o Cuiabá e deixa a lanterna do Brasileirão

No aniversário de 122 anos, o Fluminense e sua torcida ganharam um presente importante. Na…

21 de julho de 2024

Werton se despede do Flamengo e é anunciado pelo Leixões; veja valores

O Leixões, de Portugal, oficializou a contratação de Werton neste domingo (21) através das redes…

21 de julho de 2024

Rafinha coloca empate contra Juventude na conta da arbitragem

O São Paulo não fez uma grande partida no empate sem gols diante do Juventude…

21 de julho de 2024

Viagem com affair e camisa do Neymar: Yamal curte férias após Eurocopa

Após ostentar o 'título' de melhor jogador jovem da Eurocopa 2024, Lamine Yamal escolheu a…

21 de julho de 2024

Fortaleza vence Atlético-GO e segue invicto como mandante no Brasileirão

Ninguém para o Fortaleza na Arena Castelão! A equipe de Vojvoda venceu o Atlético-GO por…

21 de julho de 2024

Bragantino, com um a menos, suporta pressão e derrota o Athletico

O Bragantino obteve uma grande vitória sobre o Athletico, neste domingo (21), em Bragança Paulista…

21 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!