Flamengo

Flamengo vence a segunda com Rogério Ceni: 1 a 0 sobre o Botafogo

Não foi uma atuação brilhante, mas o Flamengo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. A vítima foi o Botafogo, que perdeu por 1 a 0,  gol de Everton Ribeiro, neste sábado (5) no Nilton Santos. Foi a segunda vitória dos rubro-negros em sete partidas sob o comando do técnico Rogério Ceni e a primeira sem tomar gols.

Everton Ribeiro celebra o gol que decide o clássico – Alexandre Vidal / Flamengo

A partida foi marcada por uma polêmica antes mesmo de a bola rolar, por causa de uma faixa exposta pela torcida do Botafogo na arquibancada, na qual o Flamengo se sentiu ofendido. O objeto chegou a ser retirado, mas no fim das contas, a faixa foi exibida durante o jogo.

O cronômetro do árbitro Anderson Daronco não tinha completado um minuto, quando o meia Bruno Nazário ganha do zagueiro Gustavo Henrique e passa para o atacante Pedro Raul, que chuta para a defesa do Diego Alves. O Botafogo adiantava sua primeira linha, tentando criar problemas para a saída de bola do Flamengo. E até dificultou mesmo até os dez minutos.  A partir daí, o Rubro-Negro, mais habilidoso,  tomou conta do jogo.

 

Assim, aos 13 minutos, o atacante Bruno Henrique dá o primeiro chute para o time da Gávea. Foi fraco e Cavalieri defendeu fácil. Um minuto depois, perdeu uma grande chance: o meia Arrascaeta faz um lançamento perfeito para o ponta,  entre os zagueiros. Ele ganha na corrida e chuta, cara a cara, com o goleiro alvinegro, mas o zagueiro Marcelo Benevenuto salva. Em seguida, na cobrança de escanteio no segundo pau, o centroavante Pedro sobe mais do que todo mundo e consegue o cabeceio. A bola ainda fica viva dentro da pequena área, mas Cavalieri acaba ficando com ela.

O Flamengo amassava o Botafogo, que não conseguia sair jogando e concentrava muitos jogadores na sua área. A ideia do time alvinegro era sair numa escapada e, com um lançamento para o centroavante Pedro Raul ou para o atacante Rhuan, chegar ao gol adversário. No primeiro tempo, o plano não deu certo. A equipe rubro-negra, por sua vez, tinha a posse da bola e até encontrava espaços, principalmente, nas viradas de bola da esquerda para a direita, quando encontrava o lateral Isla e  Everton Ribeiro com certa liberdade. Mas na hora do cruzamento, a zaga botafoguense cortava todas. E ao final, o resultado não poderia ser outro: 0 a 0.

“Sabemos que o Botafogo veio para jogar por uma bola. Estamos tendo mais a bola principalmente no último terço do campo. É caprichar um pouco mais no último passe para que a gente possa fazer o gol. Aí, o Botafogo vai ter que se abrir um pouco mais”,  afirmou o zagueiro Rodrigo Caio no intervalo.

“Nossa equipe está tentando marcar numa zona um pouquinho mais baixa, que a gente sabe que a equipe do Flamengo é muito qualificada. Mas a gente tem o nosso valor e está procurando dentro do que eles têm de falha. Tenho certeza que daqui a pouco numa escapada que a gente der, vamos fazer o gol e sair com a vitória”, comentou o zagueiro alvinegro Forster.

O segundo tempo começou, mas não parecia. Os dois times só mudaram de lado. Da mesma forma que tinha acontecido na primeira etapa, o Botafogo tentou pressionar, mas, novamente, o Flamengo foi tomando conta do jogo sem levar perigo.  Até os nove minutos, quando o lateral Marcinho perde a bola para Gerson, que cruza para o meio. Everton Ribeiro bate no cantinho, longe de Diego Cavalieri: 1 a 0.

Com a desvantagem no placar, o Botafogo colocou os atacantes Babi e Kalou. O plano era também aproveitar a estatura dos dois. Porém, o time alvinegro não conseguia ficar com a bola, perdido na marcação rubro-negra. E a coisa ainda piorou mais quando o lateral Victor Luís foi expulso, após entrada no atacante Rodrigo Muniz.

Já o Flamengo, apesar da maior posse de bola, não conseguia criar, errando o último passe. Deu a melhor chance para o adversário aos 41 minutos quando Gerson e Arão deixam o atacante Lucas Campos escapar com a bola. O zagueiro Gustavo Henrique, sem alternativa,  faz a falta e é expulso. Na cobrança, Kal0u chuta em cima do goleiro Diego Alves. Foi a última emoção do jogo.

BOTAFOGO  0 x 1 FLAMENGO

5/12/2020 – Rodada 23 da Série A do Brasileiro
Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ) – portões fechados

BOTAFOGO: Diego Cavalieri, Marcinho  (Barrandeguy, 24’/2ºT), Marcelo Benevenuto, Forster e Victor Luís;  Zé Welisson (Babi, 17’/2ºT), Caio Alexandre (Luiz Otávio, 30’/2ºT) e Honda; Bruno Nazário (Lucas Campos, 30’/2ºT), Pedro Raul e Rhuan (Kalou, 17’/2ºT). Técnico: Felipe Lucena*

FLAMENGO: Diego Alves, Isla,  Rodrico Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Willian Arão,  Gerson, Everton Ribeiro (Michael, 41´/2ºT) e Arrascaeta; Pedro (Rodrigo Muniz, 36’/2ºT) e Bruno Henrique (Vitinho, 31’/2ºT) . Técnico: Rogério Ceni.

Gols: Everton Ribeiro, (0-1 a 9’/2ºT ).

ÁRBITRO: Anderson Daronco (RS/Fifa)

VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Cartão Amarelo: Rhuan (BOT); Everton Ribeiro (FLA)

Cartão Vermelho: Victor Luís (BOTA) e Gustavo Henrique (FLA)

*Técnico Eduardo Barroca está com Covid-19 e, por isso, será substituído por seu auxiliar

Editor Jogada 10

Posts Recentes

‘Garçom’, Luiz Henrique cresce em jogos grandes e se firma no Botafogo

Segunda contratação mais cara da história do futebol brasileiro, Luiz Henrique já mostrou que se…

20 de julho de 2024

Mirassol vence Coritiba pela Série B; torcida protesta no Couto Pereira

Com protestos antes, durante e depois da partida no Couto Pereira, o Coritiba perdeu por…

20 de julho de 2024

Jorginho detona atitude de jogadores da Seleção: ‘Acaba Copa América, já postam foto em Ibiza’

Tetracampeão do mundo com a seleção brasileira, o ex-lateral Jorginho detonou a atitude dos jogadores…

19 de julho de 2024

Bebeto critica CBF por falta de evento sobre Tetra

Integrantes do grupo que conquistou o Tetra se reuniram na noite desta sexta-feira para celebrar…

19 de julho de 2024

Campeões de 94 comemoram 30 anos do Tetra; veja como foi

No dia 17 de julho de 1994, o Brasil comemorou o tetracampeonato na Copa do…

19 de julho de 2024

PSG responde John Textor, do Botafogo, após críticas do dirigente: ‘Não nos rebaixaremos’

O americano John Textor deu uma entrevista na última quarta-feira (17) e revelou detalhes sobre…

19 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!