Ao longo de toda a temporada de 2020, mesmo com a interrupção causada pela pandemia da Covid-19, a pergunta esteve presente: qual o melhor time do Brasil? Flamengo ou Palmeiras? Perguntas como essa sempre estiveram presentes ao longo dos anos no futebol brasileiro, mas esta é a primeira vez em que dois times apontados como unanimidades se enfrentam em um tira-teima de partida única e valendo título, promessa de grande espetáculo.

Técnicos e capitães ao lado da Supercopa. Qual dupla levará o troféu neste domingo? Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Depois de um 2019 quase perfeito, o Flamengo começou 2020 vencendo o Estadual do Rio, a Supercopa 2020 e a Recopa Sul-Americana. Depois perdeu Jorge Jesus, que foi para a Europa, e entre trancos e barrancos conseguiu se ajeitar com Rogério Ceni e conquistar o Brasileirão no fim da temporada.

A queda de rendimento rubro-negra colocou o Palmeiras em evidência, ainda mais depois da chegada do técnico português Abel Ferreira, que substituiu Vanderlei Luxemburgo. Depois de ganhar o Estadual paulista, o time engrenou com o português no comando e conquistou a Libertadores com uma campanha quase perfeita, que, fora o susto contra o River Plate na semifinal, foi amplamente superior à dos  adversários. O time também brigou na parte de cima do Brasileirão e venceu sua quarta Copa do Brasil, o que fez com que fosse apontado como melhor time da temporada pela maioria dos especialistas.

Dos dois lados, a vontade de levantar mais um troféu e acabar com o tira-teima é imensa.

“Vejo o grupo muito preparado, estamos vindo de três finais que vencemos, Libertadores, Copa do Brasil, contra dois grandes times. Não nego que existe a conversa antes do jogo, mas quando a bola rola é normal, todo mundo ciente do que tem que fazer. É por isso que ganhamos os troféus importantes e por isso estamos aqui para jogar uma final importante. Estamos todos preparados”, disse o palmeirense Felipe Melo.

“Nós vivemos de títulos. A conquista traz um esforço a mais, um frio na barriga. Dá prazer viver um jogo como o que vamos jogar hoje. Sete títulos nos últimos dois anos. Isso é muito difícil. Às vezes pessoas falam que parece fácil, mas não. Todas as conquistas devem ser comemoradas. A motivação vem do interior. Dos objetivos, vontades, respeitando adversários, mas é o que estamos acostumados a fazer, ser melhor do que nós fomos ontem. E é isso que a gente vai fazer”, afirmou Diego.

Agora é esperar a bola rolar e ver quem é realmente o melhor time da atualidade no Brasil. Mas será que, mesmo com um vencedor neste domingo, a pergunta não será mais feita?

FLAMENGO X PALMEIRAS – SUPERCOPA DO BRASIL

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

FLAMENGO: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, William Arão e Filipe Luis; Diego, Gerson e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Rogério Ceni

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan, Matías Viña; Danilo, Felipe Melo e Raphael Veiga; Rony, Willian e Breno Lopes. Técnico: Abel Ferreira.

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS).

Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS). VAR: Wagner Reway (PB).

Onde assistir: Globo e Sportv

Comentários