Quando o Flamengo entrar em campo, neste domingo (13), às 16h, no Maracanã, para enfrentar o Santos, tentará vencer o adversário, claro, para garantir os três pontos que o manterá na luta pelo título do Brasileirão. Mas na partida estará em jogo também uma escrita de seis anos sem perder no estádio para o Peixe, num clássico que já é centenário. A última derrota foi em outubro de 2014. Na ocasião, o time paulista dirigido pelo técnico Enderson Moreira venceu por 1 a 0, com gol de Robinho.

 

Gabigol - Alexandre Vidal - Flamengo
O atacante Gabigol deu a vitória ao Flamengo  no 1 a 0 sobre o Santos no Maracanã em 2019 – Alexandre Vidal/Flamengo

Depois, foram disputados quatro jogos no estádio com três vitórias rubro-negras e um empate. Na última partida, no ano passado, o Flamengo venceu por 1 a 0 gol de Gabigol. Neste meio tempo, em 2017, os times se enfrentaram duas vezes no Rio, mas, em ambas, o estádio foi a Ilha do Urubu, com uma vitória para cada lado.

O Maracanã foi palco de uma final Brasileirão entre as duas equipes. Foi em maio 83, quando o time carioca sagrou-se tricampeão num contundente 3 a 0, gols de Zico, Leandro e Adílio.

Na história do confronto, iniciada num 6 a 0 para o Peixe, em amistoso realizado em 1920, na Vila Belmiro, há um equilíbrio com uma ligeira vantagem para o Santos, que venceu 47 vezes, contra 45 do Flamengo, com 35 empates.

No Brasileirão, a ligeira vantagem é rubro-negra: 26 a 25.

 

Comentários