Nesta sexta-feira, Marcos Braz e Bruno Spindel embarcam para Portugal com a missão de contratar um técnico para o Flamengo. Mesmo com remotas chances de um acerto, a prioridade é conversar com Jorge Jesus do Benfica. Depois, Carlos Carvalhal, do Braga. Mas o Flamengo está indo para o país do Velho Continente com outros dois treinadores portugueses como opções: Paulo Sousa e Paulo Fonseca.

Mas quem são os “Paulos” que entraram na mira do Flamengo? O Jogada10 apresenta os dois treinadores que podem pintar na Gávea em 2022.

Paulo Sousa atualmente trabalha na seleção da Polônia Pool/Getty Images)

Paulo Sousa

Técnico da seleção da Polônia, Paulo Sousa tem 51 anos e é ex-meio-campista. Como jogador, foi bi-campeão da Liga dos Campeões, por Juventus, em 1996, e Borussia Dortmund, em 1997, e defendeu a seleção portuguesa entre 1991 e 2002. Foi justamente nas categorias de base da equipe de seu país que Sousa iniciou a carreira de treinador em 2005. E a primeira experiência como treinador profissional veio três anos depois no Queen Park Rangers, da Inglaterra.

Na terra da rainha, Sousa ainda trabalhou no Swansea e no Leicester. Depois, passou por Videoton (Hungria), Maccabi Tel Aviv (Israel), Basel (Suíça), Fiorentina (Itália), Tianjin Quanjian (China) e Bordeaux (França). No começo de 2021, o treinador assumiu a seleção polonesa. Ele tem cinco títulos na carreira: uma Taça da Hungria, duas Supertaças da Hungria, um Campeonato Israelense e um Campeonato Suíço. Na Polônia, classificou a seleção para a repescagem da Copa do Mundo do Qatar.

Paulo Sousa, inclusive, já tem reunião marcada com os dirigentes do Flamengo para o próximo sábado. O treinador estaria empolgado com a oportunidade de trabalhar no Brasil e a diretoria rubro-negra também ficou satisfeita com as referências que teve do técnico, que foi oferecido ao clube.

Paulo Fonseca

Como jogador, Paulo Fonseca não teve o mesmo brilho que Paulo Sousa. Mas, como técnico, o Fonseca tem uma carreira mais consolidada. Mesmo aos 48 anos, o treinador português já teve uma passagem marcante pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, além de já ter conquistado títulos pelo Porto e pelo Braga, em Portugal.

AS Roma - Divulgação/ASRoma
Paulo Fonseca está sem clube desde o fim da temporada 2020/21, quando deixou a Roma – Divulgação/ASRoma

Fonseca começou a carreira de treinador no sub-19 do Estrela Amadora e depois passou por times de menor expressão em Portugal. Seu primeiro trabalho mais relevante foi à frente do Paços Ferreira, em 2012. Um ano depois, no Porto, conquistou uma Supertaça de Portugal. Em 2015, pelo Braga, foi campeão da Taça de Portugal, o que o levou para o Shakhtar Donetsk. Na Ucrânia, conquistou três campeonatos locais e três Taças da Ucrânia e uma Supertaça. O bom trabalho no país do leste europeu chamou atenção da Roma, para onde o treinador se transferiu em 2019.

Na Itália, Fonseca viveu altos e baixos. Conseguiu levar a Roma até a semifinal da Liga Europa na última temporada, mas acabou goleado pelo Manchester United por 6 a 2 no primeiro jogo e acabou eliminado. No Campeonato Italiano, terminou apenas na 7ª colocação. O treinador está sem clube desde o fim da temporada 2020/21 e chegou a ser especulado no Tottenham recentemente, mas o clube londrino optou por Antonio Conte.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários