Neste sábado (22), o Flamengo venceu por 3 a 1 o Fluminense, no Maracanã, e ergueu o troféu do Campeonato Carioca de 2021 (hexa-tri), o 37°  Estadual de sua história.  O J10 conversou com Athirson, ex-lateral-esquerdo formado pelo Rubro-Negro carioca. Pelo Flamengo, Athirson conquistou dez títulos, sendo três Estaduais: 1996, 1999 e 2000 (estes dois últimos da campanha do quarto tri). O astro, que hoje é comentarista da FlaTV, falou sobre este novo sucesso e sobre o jogo que valeu o título.

Athirson fez parte da campanha do quarto tricampeonato Carioca do Fla (1999-2000-2001)  -Leo Barizzoni-AFP

Como você analisa a conquista do Cariocão pelo Flamengo?

“O Flamengo tem um elenco muito qualificado e consegue fazer uma rotação dentro do time, mantendo o nível de atuação. Com isso, o Rogério Ceni fez uma rotatividade na competição. Nesta final, durante a semana, descansou os seus atletas e conseguiu colocar os jogadores experientes nesse jogo contra o Fluminense. A equipe Rubro-Negra conseguiu ter o domínio da partida, jogou com uma intensidade maior que o Tricolor. Vejo que o Flamengo tem realmente um trabalho muito bem planejado e a qualidade individual de seus jogadores acaba fazendo  diferença, até mesmo quando são feitas as substituições.”

Quais jogadores foram os destaques desta partida? 

“Os destaques de uma final são os jogadores que fazem gol. O Gabriel Barbosa fez dois. E, além disso, gostei muito da participação do Gabi no jogo, principalmente a sua parte tática. Também gostei do posicionamento da defesa, com Arão e Rodrigo Caio. O Filipe Luís também jogou bem. Diego comandou o setor do meio-campo.”

O Flamengo é o favorito para conquistar os títulos que  ainda disputará nesta temporada?

“Pelo elenco montado, pela estrutura mantida da equipe, trazendo jogadores para reforçar o grupo e a meninada da base dando uma resposta positiva, é logico que o Flamengo se coloca como um dos favoritos a todos os títulos. É natural que, quando você tem um elenco qualificado e quantitativo como o do Flamengo, alinhado com o trabalho e estrutura, haja essa sensação de que o clube tem totais condições de ser favorito a tudo.”

Além do Carioca, o Flamengo conquistou nesta temporada a Supercopa e a Taça Guanabara – Marcelo Cortes / Flamengo

Você é um dos grandes laterais-esquerdos da história do Flamengo. Como você vê a importância do Filipe Luís no time?

“Fico muito à vontade de falar sobre o Filipe Luís. Um grande profissional, um grande cara e com um baita caráter. Ele conseguiu entrar no elenco do Flamengo e trazer uma qualidade de uma forma formidável. Agora, além de tudo isso, ele possui um entendimento tático, uma leitura de jogo e um conhecimento da parte de campo incrível, como pouco jogadores têm. Ele tem a noção e a leitura completa do jogo. No meu ponto de vista, ele é um jogador extraordinário.”

Comentários