Os traços juvenis não mentem: o atacante Ryan Luka é mais um garoto em busca de espaço no Flamengo. Quando Rogério Ceni, mesmo de casa, solicitou e Maurício Souza o colocou no jogo contra o América-MG, no último domingo (13), muitos se perguntaram: quem é este? O Jogada10 apresenta.

Ryan tem 18 anos e nasceu em abril de 2003. Ele é mineiro de Além Paraíba, na zona da Mata, na divisa com o estado do Rio de Janeiro. Ele ingressou no futebol ainda criança, nas escolinhas de futebol da cidade. Depois, tentou a sorte em clubes fluminenses e foi aceito pelo Flamengo, ainda com 12 anos. Em seus primeiros anos no Fla, foi campeão carioca sub-13 e sub-15.

Em 2018, depois de vencer a Copa Nike sub-15, talvez o título mais importante da categoria, foi chamado para a Seleção de base pela primeira vez. Depois, repetiu a dose no sub-17. Em 2019, Ryan foi campeão brasileiro sub-17, marcando gol nas duas partidas da final contra o Corinthians. O desempenho na decisão impressionou o clube, que ofereceu ao atacante, então com 16 anos, seu primeiro contrato profissional (que tem alguns itens que a base não tem). Ele, claro, aceitou e tem vínculo até julho de 2024.

Meia-atacante de origem, ele hoje joga como centroavante e tem como característica principal a imposição física. Ryan tem 1,86m, o que ajuda muito nas jogadas aéreas, e seu peso gira em torno dos 75kg. Sem Gabigol, a serviço da Seleção Brasileira, e Pedro, com Covid-19, estará relacionado para o jogo contra o Coritiba, na próxima quarta-feira (16), pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. Diante do Coelho, substituiu Rodrigo Muniz, jogou oito minutos e foi pivô de um lance que para muitos comentaristas de arbitragem foi pênalti.

Títulos de Ryan Luka 

Campeonato Carioca sub-13 – 2016

Campeonato Carioca sub-15 – 2018

Copa Nike sub-15 – 2018

Campeonato Brasileiro sub-17 – 2019

Ryan Luka levanta taça pelas categorias de base – Foto: Divulgação

 

Comentários