O Flamengo chegou à liderança do Brasileirão com 71 pontos. Mas não é só na tabela da competição que o time do técnico Rogério Ceni é o primeiro. Após 37 rodadas e faltando apenas uma para o fim do campeonato, a equipe tem o ataque mais positivo com 67 gols, por exemplo.

 

 

Arrascaeta e Gabigol - Alexandre Vidal-Flamengo
Gabigol (à esquerda) e Arrascaeta são destaques do Flamengo no Brasileiro – Alexandre Vidal-Flamengo

O crescimento técnico é fragrante e pode ser provado em números. O Flamengo também é líder em grandes chances de gols criadas (126) e de finalizações no gol (211). Além disso, é campeã em passes no terço final do campo – perto da área adversária – com 4.997 e em eficiência no drible (67%). Os dados são do site SofaScore (www.sofascore.com/), que também destaca o primeiro lugar do Rubro-Negro em passes totais certos (86%) e em desarmes: 602.

Mas as estatísticas mostram ainda as diferenças do Flamengo de Jorge Jesus e de Rogério Ceni. As duas equipes criaram, praticamente, a mesma quantidade de chances de gol: 127 a 126, mas o time do treinador português tem um aproveitamento bem melhor. Marcou 86 vezes contra 67 e perdeu menos oportunidades (67 a 86).

O Flamengo precisará melhorar seu aproveitamento no ataque porque precisa da vitória sobre o São Paulo para ser campeão brasileiro na quinta-feira, à noite, no Morumbi.

Comentários