O Flamengo é o campeão da  Supercopa do Brasil. O Rubro-Negro, no início da tarde deste domingo, venceu o Palmeiras nos pênaltis, no Mané Garrincha. No tempo normal de um jogo excelente, com golaços, ótimas chances, truncado, tenso, repleto de cartões, o placar foi 2 a 2. Raphael Veiga fez os dois gols do Palmeiras; Gabigol e Arrascaeta marcaram para o Flamengo. Assim, o jogo foi para os pênaltis. Deu Mengão: 6 a 5, com o goleiro Diego Alves espetacular, com grandes defesas nos 90 minutos e defendendo três cobranças.

E merece destaque a disputa das penalidades, tão tensa quanto o jogo. O Flamengo perdeu dois pênaltis, com Filipe Luiz e Matheuzinho. Era só o Palmeiras fazer um gol. Mas perdeu com Luan e Danilo. Na segunda série, Gabriel Menino teve a penalidade defendida por  Diego Alves. Mas Weverton defendeu a cobrança de Pepê. Quando Diego Alves defendeu o pênalti de Mayke, a festa estava preparada: Rodrigo Caio bateu e Flamengo campeão.

Flamengo x Palmeiras - Marcelo Cortes/Flamengo
Gabigol  domina a bola. Viña, atrás, reclama com os companheiros sobre a marcação – Marcelo Cortes/Flamengo

O Flamengo se qualificou para a Supercopa por ter sido o campeão brasileiro da temporada passada. Já o Palmeiras foi o campeão da Copa do Brasil.

Primeiro tempo

Logo no primeiro minuto, um lance belíssimo com direito a gol. Após um chutão de Diego Alves, Felipe Melo recuperou a bola para o Palmeiras, Raphael Veiga deu um belo drible de corpo em Arão e entrou livre para bater na saída do goleiro do Flamengo. Certamente estará em qualquer lista dos gols mais bonitos do ano.

Com a vantagem, o Palmeiras passou a jogar no seu estilo, mais recuado, tentando parar o Flamengo com faltas ( amarelos para Felipe Melo e Wesley). Mais em cima, o Flamengo criou. Arrascaeta quase empatou, mas Gabigol não perdoou quando aproveitou a sobra de grande jogada de Filipe Luís que bateu na trave. 1 a 1.   Mas o Palmeiras nem de longe estava apenas se defendendo. Tanto que teve as duas melhores oportunidades. Numa, Diego salvou em cima da linha. Na outra, Diego Alves fez grande defesa em falta cobrada por Veiga (o juiz chegou a marcar pênalti, mas o VAR viu que a falta de Isla em Wesley havia sido fora da área).  Quando tudo indicava que os times iriam para o intervalo com 1 a 1 no placar, Arrascaeta achou um espaço na entrada da área . Flamengo 2 a 1. Um jogaço.

Segundo tempo

No segundo tempo, o Palmeiras voltou com Danilo e Menino nos lugares de Felipe Melo e Zé Rafael  e bem mais ofensivo, criando oportunidades, já que o Flamengo recuou e seguia com Everton Ribeiro e Gerson apagados. Após três oportunidades que pararam em Daniel Alves (e um contra-ataque em que Gabigol perdeu a chance), o Palmeiras arrancou o empate num erro de passe de Everton Ribeiro, que terminou em pênalti bobo de Arão em Rony. Veiga cobrou: 2 a 2. Nos minutos finais, com as muitas substituições, quem acabou dominando o meio de campo foi o Flamengo, que chegou a ter duas chances de ouro com Vitinho (na trave) e com Gabigol (Weverton salvou quando a bola estava quase ultrapassando a linha). Fim de jogo (confuso, com jogadores se desentendendo no banco e no túnel)  e pênaltis.

Nas penalidades

Arrascaeta, Vitinho, Gabigol, João Gomes, Michael e Rodrigo Caio  marcaram para o Flamengo. Filipe Luís, Matheuzinho  e Pepê perderam

Raphael Veiga, Gustavo Gómez, Scarpa, Viña, Gabriel Veron  marcaram para o Palmeiras. Luan,  Danilo, Menino  e Mayke perderam

FLAMENGO 2X2 PALMEIRAS 

Data: 11/4/2021 – SUPERCOPA DO BRASIL (DECISÃO)

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

FLAMENGO: Diego Alves, Isla (Matheuzinho, aos 17′ do 2ºT), Rodrigo Caio, William Arão e Filipe Luis; Diego (João Gomes, aos 17′ do 2ºT), Gerson (Pepê, aos 42′ do 2ºT) e Everton Ribeiro (Vitinho, aos 30′ do 2ºT); Arrascaeta, Bruno Henrique (Michael, aos 42′ do 2ºT) e Gabigol. Técnico: Rogério Ceni

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 16′ do 2º), Gustavo Gómez, Luan, Matías Viña; Felipe Melo (Danilo, no Intervalo), Zé Rafael (Gabriel Menino, no Intervalo) e Raphael Veiga; Rony (Scarpa, aos 45′ do 2ºT), Wesley (Gabriel Verón, aos 16′ do 2ºT) e Breno Lopes. Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Raphael Veiga, a 1′ do 1ºT (0-1); Gabigol. aos 22 do 1ºT (1-1), Arrascaeta, aos 48′ do 1ºT (2-1); Raphael Veiga, de pênalti aos 28 do 2ºT (2-2)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS).
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS).
VAR: Wagner Reway (PB).

Cartões amarelos:  Isla. Rodrigo Caio, Willian Arão e Rogério Ceni (FLA), Felipe Melo, Wesley, Luan, Mayke (PAL)

Cartões vermelhos: Abel Ferreira (Palmeiras, aos 37 do 1ºT) e João Martins (do banco, aos 45′ do 2ºT, por reclamação)

 

Comentários