Não houve vencedor na primeira partida da final do Campeonato Carioca. Em um confronto marcado pelo nervosismo de ambos os lados e muitas reclamações com o árbitro, Fluminense e Flamengo empataram em 1 a 1 na noite deste sábado, no Maracanã. Gabigol abriu o placar, de pênalti, no primeiro tempo, e Abel Hernández, de cabeça, igualou na etapa final. Quem vencer no próximo sábado será o campeão. O duelo também será no Maracanã, às 21h05. Se houver novo empate, a decisão será nos pênaltis. Por causa do jogo pegado, foram distribuídos nove cartões amarelos e anotadas 41 faltas. O clássico também ficou marcado pela presença de torcedores uniformizados na arquibancada. A Ferj liberou para cada clube até 150 convidados.

Primeira partida da final foi marcada por muita reclamação e nervosismo dos jogadores de Fla e Flu – Mailson Santana / Fluminense

Primeiro tempo

O Flamengo entrou em campo disposto a fazer valer a melhor qualidade técnica de sua equipe. Controlou as ações diante de um Fluminense que perdeu o meio de campo e esteve muito abaixo do esperado nos primeiros 45 minutos, tomando decisões equivocadas quando teve a posse de bola. A opção por Gabriel Teixeira no lugar de Luiz Henrique mostrou que Roger Machado queria apostar na velocidade pelos lados, a fim de explorar as costas de Isla. Mas a estratégia não funcionou. Aos 17 minutos, Egídio errou passe e atingiu Gerson com uma solada. O árbitro se posicionou marcando a infração fora da área, mas, ao consultar o VAR, confirmou corretamente o pênalti. Na cobrança, Gabigol bateu no canto esquerdo de Marcos Felipe, que caiu no lado direito. O camisa 9 chegou ao seu gol de número 50 no Maracanã. Ao chegar na área, Gerson aumentou as alternativas do ataque rubro-negro. A partir da vantagem no placar, o Flamengo cadenciou o ritmo de jogo. Mesmo assim, teve uma oportunidade incrível desperdiçada por Gabigol aos 42, quando Bruno Henrique tocou a bola no pé direito do centroavante rubro-negro, que chutou cruzado, mas a bola foi para fora – o assistente marcou impedimento na sequência. Dominados pelo rival, os tricolores ainda tiveram duas chances claras, uma com Kayky e outra com Fred.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, apenas uma mexida. E foi pelo lado tricolor com a entrada de Cazares no lugar do apagado Nenê. O que se viu na etapa final foi muita reclamação e poucas emoções nos primeiros 20 minutos. Os técnicos de Fla e Flu promoveram um pacote de substituições até os 20 minutos. A partir daí, o Tricolor passou a colocar a bola no chão e ameaçou mais a defesa adversária. E foi justamente com um atacante que veio do banco de reservas que a equipe, mesmo sem jogar bem, conseguiu o empate. Aos 31, após cobrança de escanteio, Egídio pegou rebote e jogou a bola na segunda trave para Luiz Henrique, que escorou de cabeça. Abel Hernández apareceu sozinho do outro lado para cabecear com o gol aberto. Mais uma falha da defesa rubro-negra em jogadas originadas de bola parada. E o Flu teve a chance de virar. Aos 34, Luiz Henrique perdeu o gol mais feito da partida, ao receber no contra-ataque, adiantar a bola, mas, de frente para Gabriel Batista na grande área, finalizar para fora. O Rubro-Negro respondeu com Vitinho, que soltou uma bomba rente à trave de Marcos Felipe. O duelo continuou nervoso até o fim, mas o placar seguiu sem novas alterações.

FLUMINENSE 1×1 FLAMENGO – Primeiro jogo da final do Campeonato Carioca

Local: Estádio do Maracanã – 15/5/2021
Data/Hora: 15/5/2021 – 21h05

Fluminense: Marcos Felipe, Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli, Yago Felipe e Nenê (Cazares, intervalo); Kayky (Luiz Henrique, aos 19′ do 2ºT);, Gabriel Teixeira (Caio Paulista, aos 20′ do 2ºT); e Fred (Abel Hernández, aos 19′ do 2ºT);. Técnico: Roger Machado.

Flamengo: Gabriel Batista, Isla (Matheuzinho, aos 17′ do 2ºT);, Rodrigo Caio, Arão e Filipe Luís; Gerson, Diego (Gomes, aos 17′ do 2ºT);, Arrascaeta e Everton Ribeiro (Vitinho, aos 20′ do 2ºT); Bruno Henrique (Pedro, aos 20′ do 2ºT); e Gabigol.  Técnico: Rogério Ceni.

Gols: Gabigol, aos 18′ do 1ºT (0-1); Abel Hernández, aos 31′ do 2ºT (1-1).

Cartões Amarelos: Gabriel Teixeira, Fred, Yago Felipe, Calegari e Luiz Henrique (FLU); Gabigol, Isla, Diego e Rodrigo Caio (FLA).
Cartões Vermelhos: Não houve.

Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Michael Correia
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga

Comentários