O Flamengo tem um novo treinador. O técnico Paulo Sousa foi apresentado na tarde desta segunda-feira, no CT Ninho do Urubu, e mostrou otimismo na chegada. Na apresentação, o português explicou a decisão de deixar a Polônia e abrir mão da chance de disputar uma Copa do Mundo, rasgou elogios ao elenco, falou em escrever o nome na história do Rubro-Negro, mas cobrou compromisso para conquistar títulos e repetir o feito do compatriota Jorge Jesus.

Veja as últimas notícias do Flamengo!

Paulo Sousa recebeu uma camisa com o número 12 na apresentação oficial no Flamengo – Reprodução/Fla TV

Para assinar com o Flamengo, Paulo Sousa precisou rescindir o contrato com a Polônia. O treinador português levou a seleção polonesa para a repescagem da Copa do Mundo, onde enfrentarão a Rússia, em março, mas abriu mão do sonho de participar de uma Copa do Mundo para acertar com o Rubro-Negro. Nas suas primeiras palavras pelo novo clube, o técnico explicou a sua decisão.

“A grandeza do clube, a possibilidade de ganhar títulos e a oportunidade de escrever outras páginas na história do Flamengo. Quero estar na história do clube. É uma oportunidade que não poderia deixar de ter”, disse Paulo Sousa.

No ano passado, o Flamengo apostou as fichas em Renato Gaúcho no Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, mas não obteve sucesso. Já para este ano, o Rubro-Negro voltou a apostar num técnico português. Questionado sobre a qualidade do elenco, Paulo Sousa rasgou elogios aos jogadores, mas ressaltou que qualidade não é o suficiente e cobrou compromisso para conquistar títulos em 2022.

“Primeiras impressões foi de um elenco com muita qualidade e que precisa cada vez mais de compromisso. Qualidade não expressa vitórias. Somos um dos melhores elenco da América do Sul, mas isso não é o suficiente para ganhar jogos e títulos. Temos que trabalhar mais que os outros e o compromisso coletivo e individual é fundamental”, afirmou.

Paulo Sousa chegou com fome de títulos e com sonho de escrever o nome na história do Flamengo – Reprodução/Fla TV

Em 2021, o Flamengo também sofreu com ausências, principalmente em razão de convocações das seleções. Para 2022, o Rubro-Negro terá que lidar novamente com desfalques por conta das datas Fifa, já que é ano de Copa do Mundo. Paulo Sousa admitiu que identificou posições que precisarão ser reforçadas, mas destacou que, com o elenco que tem em mãos, possui o suficiente para competir e ganhar.

“Nosso elenco é um dos melhores da América do Sul. Pode melhorar muito com os jogadores que já temos no elenco. O clube tem feito um trabalho excelente na escolha dos jogadores, com perfil que permite ganhar jogos e títulos. Foram identificadas algumas posições onde, num campeonato longo e com jogos de seleções, precisaremos reforçar. Mas o nosso elenco já tem qualidade para competir e ganhar”, declarou.

Nos últimos dois anos, os treinadores do Flamengo não lidaram bem com a pressão de repetir o feito de Jorge Jesus. Somente Rogério Ceni conseguiu conquistar títulos, enquanto Doménec Torrent e Renato Gaúcho deixaram o clube sem deixar saudades aos torcedores. Por sua vez, Paulo Sousa chega motivado para repetir o feito do compatriota e driblar a “pressão”.

“A pressão no Flamengo é diária. É um clube que investiu para ganhar. Nós técnicos vivemos para ganhar. A torcida é exigente não só porque já vivenciou e tem vindo a vivenciar títulos. É uma pressão natural. A melhor forma é jogar bem e ganhar jogos. Sabemos que nem sempre estaremos bem, mas vamos ter que ganhar jogos porque é a nossa cultura. A cultura da vitória. Todos fazem parte dessa cultura”, finalizou.

Paulo Sousa deixou a Polônia para acertar com o Flamengo. O treinador português assinou contrato até o fim de 2023.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários