Nesta quarta-feira (14/4), no Estádio Tito Tomaghello, em Florêncio Varella (na Região da Grande Buenos Aires), o Flamengo enfrentará o Defensa Y Justicia na partida de ida pelas oitavas de final da Libertadores-2021. O time argentino, embora não seja um dos grandes em seu país, vive a sua era mais vitoriosa: ganhou a Sul-Americana em 2020 e a Supercopa-2021 continental em cima do Palmeiras. Na atual Libertadores, integrou o grupo do Palmeiras e derrotou o Verdão em pleno Morumbi.

Palmeiras x Defensa y Justicia - Divulgação/CONMEBOL Libertadores2
Bou pula em cima de um companheiro para comemorar o seu gol no 4 a 3 sobre o Palmeiras na fase de grupos da Libertadores. O camisa 7 segue no time argentino e é esperança de gol contra o Flamengo  – Divulgação/CONMEBOL Libertadores2

Só que o grupo de jogadores que alcançaram estes feitos históricos para o clube nos últimos meses, mudou bastante nas últimas semanas.

O Defensa não joga desde 27/5, data da última rodada da fase de grupos da Libertadores (empate em 1 a 1 com o Del Valle-EQU). Isso ocorre em razão do calendário do futebol na Argentina ser o adotado na Europa (férias no meio do ano). Neste período, por causa de fim de empréstimos e negociações, nove jogadores deixaram o clube. Quatro deles muito importantes: o goleador Brian Romero, o apoiador Enzo Fernández, o meia/atacante Pizzini e o zagueiro Breitenbruch.

Brian Romero foi negociado para o River Plate. Enzo Fernández, que pertencia ao River Plate, voltou para o clube. Francisco Pizzini estava emprestado pelo Independiente e, com o sucesso no Defensa, voltou valorizado para a agremiação de Avellaneda. Breitenbruch terminou o seu empréstimo e, como o Godoy Cruz não se interessou em negociá-lo,  voltou ao clube de origem.

O time perdeu outros cinco jogadores reservas, incluindo o ala/volante Nahuel Gallardo, muito utilizado nos jogos e que estava emprestado pelo River Plate.

Mas o Defensa Y Justicia também aproveitou a entressafra do mercado para buscar reforços. Até o momento chegaram seis jogadores.  Um deles é bem conhecido do torcedor brasileiro e será titular na vaga de Brian Romero: o atacante Lucas Barrios, ex-Grêmio e Palmeiras. O veterano paraguaio de 36 anos defendeu o Gimnasya Y Esgrima na temporada 2020/21. Outro que tem  status de titular é Tomas Cardona, zagueiro de 25 anos que estava no Godoy Cruz.

O time segue treinado por Sergio Beccacece, o mesmo que na Libertadores passada comandava o Racing e eliminou o Flamengo nas oitavas de final. Ele vem trabalhando a equipe há semanas, mas ainda não confirmou os titulares. Nem mesmo se usará o esquema 4-4-2 ou 3-5-2.

Um time provável para enfrentar o Flamengo: Unsain; Juan Rodrígez, Cardona e Brítez; Frias, Tripichio, Loiaza, Rotondi e Matías Rodríguez; Lucas Barrios e Bou.

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Comentários