A remarcação das partidas do Flamengo no Brasileirão gerou mais um atrito da diretoria com a CBF, que agendou dois jogos adiados do clube (contra CAP e Atlético-GO) para os dias 2 e 5/11. O problema é que o Rubro-Negro já jogaria nos dias 31/10, 7/11 e 10/11. Assim, o Rubro-Negro vai ter uma sequência de 5 confrontos em 11 dias. A situação fica ainda mais complicada pois no dia 8 haverá nova data-fifa e o time de Renato deve ter convocados.

Vice-presidente de Relações Exteriores, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, reclamou da isonomia esportiva já que só o Flamengo terá uma sequência dessa na competição, que ainda pode terminar com o título do Rubro-Negro.

“CBF divulgou datas de jogos agora. 4 jogos em 8 dias. Fora as convocações. Flamengo x Atlético-MG (31/10 – Domingo) / Athletico x Flamengo (2/11 – Terça). Flamengo x Atlético-GO (5/11 – Sexta) / Chapecoense x Flamengo (7/11 – Domingo). Isonomia, não é? Então tá.”, publicou Bap, no Twitter.

Com remarcações de jogos adiados, Flamengo fará cinco jogos em  11 jogos entre outubro e novembro – Marcelo Cortes / Flamengo

Na mesma rede social, Rodrigo Dunshee de Abranches, vice-presidente jurídico do Flamengo, lembrou que é proibido um time jogar num intervalo menor de 66 horas na mesma competição. Ele classificou a situação como inviável e garantiu que vai acionar a CBF para que reveja isso.

“Não é permitido jogar em menos de 66 horas entre a hora do último jogo e o começo do próximo. Não há permissão judicial para isso e se trata de uma condição de trabalho sub-humana, expondo os atletas a riscos acima do razoável. 4 jogos em 8 dias é inviável. Há uma sentença judicial que homologou um acordo e que proíbe intervalo menor que 66 horas. Houve um caso de força maior em 2020 e um jogo com 48 hrs, mas em 2021 não teve paralisação dos campeonatos por pandemia, mas pela Copa América. Vamos pedir a CBF que corrija isso.”,  comentou Abranches.

Como ficou o calendário

31/10, às 17h: Flamengo x Atlético-MG, pela 29ª rodada
2/11, ainda sem horário: Athletico-PR x Flamengo, pela 4ª  rodada
5/11, às 22h30: Flamengo x Atlético-GO, pela 19ª rodada
7/11, às 17h:  Chapecoense x Flamengo, pela 30ª rodada
10/11, às 17h: Flamengo x Bahia, pela 31ª rodada

Problemas podem (e devem) aumentar 

Além da maratona com convocados, o Flamengo ainda tem mais um jogo do Campeonato Brasileiro que precisará ser remarcado, contra o Grêmio, no Sul, pela segunda rodada. Como o Fla ainda está vivo nas Copas, a tendência é que precisará jogar novamente duas vezes num mesmo meio de semana no último trimestre do ano.

Outra situação que preocupa os dirigentes é que a final da Libertadores está marcada para o dia 27/11. Se chegar lá, terá que ter mais um jogo adiado já que no dia 28 tem partida agendada contra o Ceará, mas pelo Campeonato Brasileiro.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários