Um dos grandes nomes da comunicação brasileira, o cartunista e jornalista Ziraldo morreu aos 91 anos. A família confirmou a informação na tarde deste sábado (6). O desenhista estava em casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e morreu dormindo, por volta das 15h (de Brasília).
Ziraldo foi o criador de grandes personagens. Um dos mais conhecidos foi “O Menino Maluquinho”, o grande sucesso de vendas tanto de livros quanto de bilheteria com filmes. Ele também foi o responsável por ser um dos criadores do jornal “O Pasquim”, de muito sucesso nos anos 70 e 80, e que lutou contra a ditadura militar no Brasil.
Confira como o mundo do futebol se despede de Ziraldo
Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga (MG) e era o mais velho de sete irmãos. O nome dele, aliás, é a combinação dos nomes dos pais: Zizinha (mãe) e Geraldo (pai). Sua primeira publicação aconteceu logo aos seis anos, no jornal “Folha de Minas”. Ziraldo era formado em Direito pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte. No entanto, sempre atuou na comunicação.
Forte ligação com o futebol marca trajetória de Ziraldo
Ziraldo tinha forte ligação com o futebol. Era Rubro-Negro, mas muito querido pelos torcedores de vários clubes, pois fez várias homenagens às agremiações, Aliás, durante a Copa União de 1987, o Clube dos 13 o contratou para desenhar todos as mascotes dos 16 participantes. Em 2009, o Vitória contratou o desenhista para fazer os traços do Leão, por causa dos 110 anos do clube. A mascote do Bahia é inspirada nos traços de desenhos de Ziraldo.
O Corinthians, afinal, também remodelou seu mascote e Ziraldo foi o responsável por isso. Aliás, ele chegou a fazer três versões para o Timão: adulto, feminina e infatil.
Em 2016, Ziraldo recebeu convite do Flamengo para produzir uma ilustração de um painel no Ninho do Urubu. Ele também escreveu um livro sobre o Rubro-Negro, com o nome: “O Mais Querido do Brasil em Quadrinhos”.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários