O sonho de muitos torcedores de que o Estádio das Laranjeiras volte a receber jogos ganhou um passo importante. Na última quinta-feira (28), o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, anunciou em reunião do Conselho Deliberativo a possibilidade da reforma. E o clube confirmou nesta sexta o início dos estudos de viabilidade e para saber o que será preciso e de quanto.

Estádio das Laranjeiras pode ser reformado
Estádio das Laranjeiras pode ser reformado – Mailson Santana/Fluminense F.C.

Entretanto, o projeto é completamente diferente do idealizado pelo Grupo Laranjeiras XXI, que previa uma reforma para receber público de 20 mil pessoas e a construção de um prédio anexo. Já a ideia do Conselho Diretor do Fluminense para a reforma é capacidade de apenas sete mil pessoas, para receber jogos pequenos dos profissionais, no Campeonato Carioca (competições da CBF apenas acima de 12 mil).

Segundo o Fluminense, a empresa Encopetro Engenharia Estrutural iniciou o estudo de viabilidade para a revitalização de Laranjeiras na última segunda-feira (25). O foco principal está “na segurança estrutural através da avaliação da capacidade de público que as arquibancadas (sociais e populares) conseguirão suportar para, depois, dar início às etapas de reforma de Laranjeiras”.

Funcionário da empresa de engenharia faz estudo da parte estrutural do Estádio das Laranjeiras
Laudo da parte estrutural do Estádio das Laranjeiras- Mailson Santana/Fluminense F.C.

O primeiro passo é fazer um mapeamento dos danos causados pela força do tempo e da falta de manutenção nos últimos anos, em especial das vigas e colunas do Estádio das Laranjeiras.

“São estruturas de concreto armado muito antigas, que datam antes de 1920. Uma época em que o concreto ainda era um material muito novo, sem normatizações e regulamentações a nível mundial. Precisamos saber com que materiais foram construídas estas arquibancadas e de que maneiras elas foram projetadas para que possamos avaliar a capacidade de carga”, explicou Robson Luiz Gaiofatto, engenheiro responsável por esta fase preliminar, ao site oficial do clube.

A expectativa é finalizar o laudo estrutural em até três meses para dar início a outros estudos como segurança e acessibilidade, para iniciar as obras o quanto antes. A diretoria deseja entregar o Estádio Presidente Manoel Schwartz em 2022, ano da eleição do clube.

Comentários