O Fluminense dará início a retrospecto contra equipes bolivianas na Libertadores, no duelo com o The Strongest, que ocorre nesta terça-feira (18), no Maracanã. A equipe carioca já enfrentou adversários do país em torneios internacionais. Contudo, apenas pela Sul-Americana.

No geral, o retrospecto é positivo. Em quatro partidas, o Tricolor venceu três e perdeu apenas um. Ou seja, o aproveitamento é de 75%. A primeira partida oficial da equipe das Laranjeiras contra um boliviano ocorreu em 2018.

Na oportunidade, o Fluminense venceu o Nacional Potosí por 3 a 0, na no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. Em contrapartida, no segundo duelo sofreu uma derrota por 2 a 0 na altitude de 4.090 metros acima do mar de Potosí.

Pedro em cobrança de pênalti no duelo com o Nacional do Potosí, no Maracanã – Lucas Merçon / Fluminense F.C.

Quatro anos depois, na estreia pelo mesmo torneio, o Tricolor levou a melhor sobre o Oriente Petrolero por 3 a 0, no Maracanã. No confronto da volta, em Santa Cruz de La Sierra, onde não há altitude interferindo, a equipe carioca conquistou mais um resultado positivo. Alías, o time das Laranjeiras construiu uma goleada de 10 a 1, na temporada anterior.

Amistosos entre Fluminense e equipes bolivianas

Levando-se em consideração amistosos, o Fluminense também mantém um histórico positivo contra os bolivianos. Antes do início da Copa do Mundo de 1950, o clube realizou uma excursão pelo país vizinho. O destino era a cidade de La Paz, onde participou de um torneio amistoso.

Na oportunidade, o saldo foi positivo. Afinal, o Tricolor terminou a competição invicto já que venceu o Bolívar por 2 a 1, além dos empates com Deportivo Ferroviário e Deportivo Litoral por 1 a 1 e 2 a 2, respectivamente.

Integravam aquele elenco dois ídolos do clube: o zagueiro Pinheiro e o meio-campo Didi. O primeiro é o segundo atleta que mais vezes vestiu a camisa da equipe das Laranjeiras na história, com 603 jogos. Enquanto, o segundo conquistou a Copa Rio com o Fluminense em 1952, além do bicampeonato mundial com a Seleção Brasileira em 1958 e 1962.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários