Após anos na base e nos profissionais do Internacional, Odair Hellmann vai enfrentar o ex-clube pela primeira vez à beira do campo, e justamente no Beira-Rio. A experiência já poderia ter acontecido na vitória do Fluminense por 2 a 1 no Maracanã, pelo turno do Brasileirão, mas o treinador foi barrado na entrada do estádio por suspeita de Covid-19 e teve que acompanhar pela televisão.

Odair pode repetir Abel Braga e fazer uma temporada completa pelo Fluminense – LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Desta vez, Odair não terá problemas para enfrentar o clube onde estreou como profissional, no fim de 2017, na Série B. Ele comandou o Internacional por quase dois anos e fez 116 jogos, com aproveitamento de 60,3%. Apesar de não ter conquistado títulos, o treinador ajudou na reestruturação do Colorado e conseguiu bons resultados. Foi vice da Copa do Brasil, chegou às quartas de final da Libertadores e acabou em terceiro no Brasileirão.

“Tenho muita gratidão, muito carinho, muito respeito por tudo que o Internacional me proporcionou como profissional do futebol. Acho que foi um belo trabalho de reconstrução”, disse Odair antes do confronto do primeiro turno, em agosto.

Inclusive, foi por causa desse trabalho de recuperação que o presidente Mário Bittencourt escolheu Odair para assumir o Fluminense. O objetivo era fazer o mesmo nas Laranjeiras, retornando à Libertadores mesmo com investimento inferior aos adversários. E, por enquanto, o Tricolor na luta por uma vaga no G-6.

Abel e o clube de coração

Mas, para não se distanciar do objetivo, Odair precisará vencer o Internacional no Beira-Rio. Afinal, o Fluminense vem de duas derrotas seguidas no Brasileirão. E o adversário terá um velho conhecido da torcida tricolor: Abel Braga.

O treinador, campeão brasileiro de 2012 e carioca de 2005, assumiu há menos de duas semanas e já está pressionado. Torcedor do Fluminense assumido, Abelão já enfrentou o ex-clube muitas vezes. A última foi em 2019, quando comandava o Flamengo.

Mas o treinador do Colorado também pode ser uma referência. Isso porque Abelão foi o último a conseguir comandar o Fluminense por uma temporada completa. Na verdade, isso aconteceu duas vezes.

A primeira é de boas lembranças, quando conquistou o Brasileirão, em 2012. Já a segunda, em 2017, não é das mais agradáveis. O clube não teve bom desempenho e lutou contra o rebaixamento, após bom primeiro semestre.

 

Comentários