O Fluminense teve uma série de coincidências no sorteio da fase de grupos da Libertadores, na última segunda-feira (27). Isso porque o clube carioca vai reencontrar o River Plate nesta etapa da competição. A primeira vez que as equipes se enfrentaram foi na edição de 2021 do torneio, também no Grupo D.

O retrospecto é positivo para o Tricolor. Afinal, em seis duelos, o clube das Laranjeiras soma duas vitórias, três empates e apenas uma derrota. Especificamente na maior competição de clubes da América do Sul, foram apenas dois confrontos.

No primeiro duelo, em meio a pandemia do coronavírus, a realidade era totalmente diferente. Em um Maracanã vazio devido às medidas sanitárias para evitar aglomerações, o Fluminense empatou com os ‘Millonários’ (Os Milionários em espanhol) por 1 a 1, na estreia de ambos pela Libertadores.

Fluminense x River Plate - LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Fred comemora gol de empate do Fluminense contra o River Plate, na Libertadores – Lucas Merçon / Fluminense F.C.

Inclusive, na oportunidade, Yago Felipe errou em saída de bola, Borré recebeu passe em profundidade dentro da área. O colombiano se antecipou a Marcos Felipe, que cometeu pênalti. Montiel converteu a cobrança e tirou o zero do placar.

Na segunda etapa, Fred puxou contra-ataque, tabelou com Cazares e empatou o jogo. Após isso, o Tricolor dominou as ações, teve chances de virar a partida, mas não foi eficiente na conversão das finalizações

Vitória do Fluminense na Argentina

O clube das Laranjeiras ainda não havia garantido a classificação para a fase de mata-mata da Libertadores. Por isso, precisava de um triunfo sobre o River Plate no Monumental de Nuñez, para a vaga não depender do resultado do outro duelo do grupo.

No primeiro momento, a missão era difícil. O clube carioca marcou dois gols em um intervalo de sete minutos, com Caio Paulista e Nenê, respectivamente. Aos 40 minutos da segunda etapa, os ‘Millonários’ diminuíram a diferença e tentaram conseguir o empate. Mesmo com o susto, o Tricolor fez o terceiro com Yago Felipe, já nos acréscimos.

Assim, ambas as equipes conquistaram a vaga na fase final da principal competição de clubes da América do Sul. O clube das Laranjeiras ficou na liderança do Grupo D, com 11 pontos, enquanto o River terminou na segunda colocação com dois pontos a menos.

Nova realidade

No reencontro entre o Fluminense e o clube argentino, os dois poderão contar com a presença da sua torcida. Aliás, o Monumental de Nuñez passou por reforma para aumentar a sua capacidade, que antes era de 70 mil pessoas. No atual cenário, o estádio comporta pouco mais de 83 mil espectadores.

Os remanescentes pelo lado do Tricolor são os zagueiros Nino, o lateral-direito Samuel Xavier e o volante Martinelli. Do outro lado, o goleiro Armani, os zagueiros Maidana, Hector Martínez, Paulo Díaz e Robert Rojas, além do lateral-direito Casco estiveram presentes nos duelos. Assim como, os meias Palavecino, Enzo Pérez, De La Cruz, como também os atacantes Santiago Simón e Lucas Beltrán.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários