Em meio à expectativa da final da Libertadores, o Fluminense convive com seu pior momento no Brasileirão. Sem vencer há quatro rodadas, a equipe carioca viu o G4 se distanciar e caiu para a nona colocação. Além disso, o desempenho em campo preocupa parte da torcida, visto que tem aproveitamento de Z4 nos últimos dez jogos da competição. Foram apenas dez pontos dos 30 disputados, com 18 gols sofridos, estando à frente somente de Cruzeiro, Cuiabá, América-MG e Coritiba.

Diante do Red Bull Bragantino, o time apresentou mais uma fraca atuação e sofreu com o ímpeto do adversário. Em vários momentos, a defesa foi encurralada pelo Massa Bruta e não encontrou espaço para impor seu estilo de jogo. Apesar da preocupação, o goleiro Fábio acredita que a irregularidade das últimas partidas não irá afetar o desempenho na decisão. Daqui a duas semanas, o Tricolor estará em campo na busca pelo título inédito, diante do Boca Juniors.

Fluminense não venceu nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro – Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

“É difícil analisar. Se a gente estivesse na final e vencido esses quatro jogos, todos iam estar colocando que estamos bem para a final. Não podemos colocar nunca em dúvida. São situações do calendário. Desde o início do ano, jogamos duas vezes por semana. Temos que saber dosar. Sabemos que o Brasileirão é difícil e por isso tem que jogar quem está bem. No dia que chegar na final, estaremos preparado. O Diniz não vai preparar a gente somente no dia 4. Nós já estamos nos preparando para esse momento há quase dois anos”, disse Fábio, após a partida.

Baixo aproveitamento e defesa vazada

Nas últimas dez partidas, o Fluminense somou apenas onze pontos dos trinta disputados. Nesse sentido, foram três vitórias,, dois empates e cinco derrotas (36.6% de aproveitamento). No momento, a equipe tem a nona defesa mais vazada da competição, com 35 gols sofridos. Esse número aumentou com as recentes atuações, já que foram 18 gols sofridos nas últimas dez partidas, sendo 13 deles nas últimas seis.

Paralelo a isso, Fernando Diniz teve um verdadeiro quebra-cabeça para montar o sistema defensivo diante do Bragantino. Assim, o comandante não contou com Felipe Melo, que foi expulso diante do Corinthians, quando estava no banco de reservas. Assim, o defensor chegou a encarar o árbitro Paulo César Zanovelli e reclamou do profissional.

Além disso, Nino e David Braz tiveram uma entorse leve no joelho, entretanto estão em estágios diferentes das lesões. O primeiro segue em recuperação, e o Fluminense trabalha para contar com um dos destaques do time na temporada na decisão do dia 4. O segundo, por sua vez, já iniciou o trabalho com bola na última semana e ficou no banco de reservas. André foi o titular na zaga, enquanto o jovem Felipe Andrade também ficou como opção entre os relacionados.

“Não acredito que a derrota tenha sido por causa dos desfalques. Perdemos como um todo. Quando ganhamos e tem desfalques, não falamos disso. E quando perdemos sempre acham que é por causa dos desfalques. Perdemos, pois o Bragantino foi melhor que nós”, concluiu Diniz.

Desempenho nos últimos dez jogos

Pontos: 11
Vitórias: 3
Empates: 2
Derrotas: 5
Gols feitos: 13
Gols sofridos: 18
Aproveitamento: 36,6%
Melhor apenas que Cruzeiro, Cuiabá, América-MG e Coritiba

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários