Dia 8 de janeiro. Esse é o prazo limite estipulado pela diretoria do Fluminense para fechar o ciclo de contratações para a temporada que vem por aí. Até o momento, o clube contratou o técnico Abel Braga, os laterais-esquerdos Cristiano e Pineida, o zagueiro David Duarte, o volante Felipe Melo e o meia-atacante Willian Bigode. O elenco se reapresenta no próximo domingo (9), no CT Carlos Castilho, na Barra da Tijuca, para iniciar os trabalhos.

Elenco do Fluminense para 2022: os reforços, quem fica e quem sai

Mário Bittencourt espera encerrar em breve o ciclo de contratações no Fluminense – Lucas Merçon/Fluminense F.C.

No momento, o clube tem duas negociações em andamento: com o atacante argentino Cano, ex-Vasco, e com o apoiador Nathan, campeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo Atlético. Com relação ao primeiro, a diretoria tricolor espera anunciar o acerto em breve, já que dependia apenas de alguns detalhes contratuais (como a duração) para fechar.

Correndo o risco de ficar sem zaga titular, Galo mira contratação de Nino

Já com o segundo, a história é mais complicada: o jogador já recebeu a proposta (um ano de empréstimo com o Flu pagando integralmente o salário), mas tem a concorrência do Santos. Caso a negociação demore além do esperado, o Fluminense deve adotar o mesmo posicionamento que tomou diante de Ricardo Goulart – sair da negociação para não esperar por muito tempo. Se as conversas com Nathan não evoluam mais, o Flu deve adotar um plano e somente neste caso abriria uma exceção, esticando um pouco mais o prazo do fim das contratações até o dia 15 deste mês.

Dispensas e possíveis negociações

Enquanto a torcida do Fluminense se concentra apenas em contratações, a diretoria faz contas para readequar sua folha salarial, que deve sofrer um aumento de 20% com relação ao ano passado. Dois jogadores apenas foram dispensados até o momento: o atacante Bobadilla e o goleiro João Lopes tiveram seus contratos encerrados no último dia de 2021. Já o lateral-esquerdo Egídio, que também ficou sem contrato, seguiu para o Coritiba.  Mas isso é insuficiente para aliviar a folha e o clube certamente dispensará outros atletas.

Sobre possíveis vendas de jogadores, o panorama nas Laranjeiras é de calmaria. Até este momento, o clube recebeu uma única proposta. O meia-atacante Luiz Henrique, de apenas 21 anos, está nos planos do Milan, da Itália. Os rossoneri já ofereceram 12 milhões de euros (aproximadamente R$ 75 milhões), mas as conversas não tiveram sequência desde a semana de Natal. O jogador, revelado em Xerém, tem contrato com o Flu até setembro de 2025 e a multa rescisória para o exterior é de 40 milhões de euros (R$ 243 milhões).

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários