O Fluminense está classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores. Com grande atuação na vitória por 3 a 1 no estádio Monumental, na Argentina, em partida válida pela sexta e última rodada da fase de grupos, o Tricolor encerra sua participação na liderança do Grupo D, com 11 pontos. Caio Paulista e Nenê foram os responsáveis pelos gols do Flu, ambos ainda na primeira etapa, enquanto Yago sacramentou a vitória nos acréscimos da partida. Na segunda etapa, o River teve o zagueiro Maidana expulso aos 23 minutos, mas apesar da desvantagem numérica, conseguiu diminuir o prejuízo com Federico Girotti aos 40 minutos da etapa complementar.

Com o triunfo por 3 a 1, o Fluminense garantiu a classificação para as oitavas de final da Libertadores em primeiro lugar do Grupo D. O River Plate, por sua vez, mesmo com a derrota em casa, encerrou a fase de grupos na vice-liderança e contou com a sorte no empate sem gols entre Junior Barranquilla e Santa Fé para avançar na competição mais importante da América. Outro feito do Tricolor na noite desta terça-feira foi o fato de ter se igualado ao Cruzeiro, como os únicos brasileiros na história da Libertadores a conseguirem vencer tanto o River Plate no Monumental, quanto o Boca Juniors na Bombonera.

River Plate x Fluminense - Divulgação/CONMEBOL Libertadores
Jogadores do Fluminense comemoram o primeiro gol na vitória por 3 a 1 diante do River Plate na última rodada da fase de grupos da Libertadores – Divulgação/CONMEBOL Libertadores

 

O jogo

O Fluminense começou bem a partida, conseguiu se impor, marcar no campo ofensivo e criou as melhores oportunidades. Aos nove minutos, o zagueiro Nino quase abriu o placar em uma cabeçada que tirou tinta da trave após cobrança de escanteio do meia Nenê. Na primeira grande chance do River, aos 11 minutos, o goleiro Marcos Felipe fez duas grandes defesas em sequência para manter o zero no placar. Melhor na partida, o Fluminense abriu o marcador com Caio Paulista após bela assistência de Fred, após um bom contra-ataque do Tricolor. Depois da vantagem no placar, os donos da casa quase chegaram ao empate quando Carrascal fez uma bela jogada individual e acertou a trave de Marcos Felipe. Contudo, o oportunismo do Fluminense prevaleceu após outro passe de Fred, desta vez para Nenê marcar um golaço e ampliar a partida aos 29 minutos. No fim da primeira etapa o Tricolor recuou mais e o River Plate passou a ter mais chances. Fred ainda desperdiçou uma boa chance para selar a vitória, mas perdeu o tempo de bola na hora de cabecear. Soberano nos primeiros 45 minutos, Nenê ainda cobrou uma boa falta nos acréscimos, mas a bola bateu rede pelo lado de fora e as equipes foram para o vestiário com o placar de 2 a 0 para o Flu.

Com a necessidade de reverter o placar para garantir a classificação, o River Plate voltou do intervalo com três alterações na equipe e foi para cima do Fluminense. Com a postura ofensiva, os donos da casa deixaram espaços para os contra-ataques do Flu, e logo aos seis minutos, Yago acertou o travessão após bela jogada individual. A vida do River complicou ainda mais depois que o zagueiro Maidana acertou uma cotovelada em Caio Paulista e foi expulso de campo aos 23 minutos da etapa complementar. Mesmo com um jogador a menos, os argentinos seguiram com a mesma intensidade no ataque enquanto o Fluminense buscava controlar mais a partida e evitar um desgaste físico maior. Nos momentos finais da partida, após algumas substituições na equipe do Fluminense, o sistema defensivo teve um momento de apagão e o River Plate aproveitou para diminuir o prejuízo com Federico Girotti, que entrou na segunda etapa. Contudo, aos 48, Yago anotou o terceiro do Tricolor e garantiu a vitória por 3 a 1 fora de casa.

River Plate x Fluminense - LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C
Momento da bela finalização de Nenê (D) que garantiu o segundo gol na vitória do Fluminense por 3 a 1 sobre o River Plate – LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C

 

Confira como encerrou o Grupo D da Libertadores:

1º – Fluminense – 11 pontos
2º – River Plate – 9 pontos
3º – Junior Barranquilla – 7 pontos
4º – Santa Fé – 3 pontos

 

Comentários