-

Com novidades, o Fluminense estreia no Campeonato Carioca nesta quinta-feira (27), às 20h30 (de Brasília), contra o Bangu, no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. O Tricolor investiu forte no mercado e contratou oito jogadores, além do técnico Abel Braga. O treinador é uma das principais apostas do clube para encerrar o jejum de dez anos no estadual. Já o Alvirrubro chega com um time modesto e acredita no trabalho de ex-jogador Felipe Loureiro para se manter na elite.

Veja a tabela do Campeonato Carioca

Abel Braga conversa com Felipe Melo e Fred, que serão os líderes do elenco do Fluminense em 2022 – Lucas Merçon/Fluminense FC

Como chega o Fluminense?

O Fluminense entrou de cabeça no mercado e reforçou a equipe para 2022. O Tricolor contratou oito jogadores e o técnico Abel Braga. Em sua quarta passagem nas Laranjeiras, Abelão terá duas missões importantes neste início de temporada: classificar o Fluminense para a fase de grupos da Libertadores e encerrar o jejum de 10 anos no Carioca. No século 21, o Flu conquistou o Cariocão apenas três vezes, sendo duas sob o comando de Abel (em 2005 e 2012).

Para 2022, o Fluminense contratou o goleiro Fábio, os laterais Pineida e Cristiano, o zagueiro David Duarte, o volante Felipe Melo, o meia Nathan e os atacantes Willian e Cano. Todos os oito reforços já estão regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, mas nem todos estarão à disposição de Abel Braga para o duelo contra o Bangu. Pineida e David Duarte apresentaram sinais de desgaste, enquanto Fábio ainda aprimora a parte física.

Além das ausências de Fábio, David Duarte e Pineida, Abel Braga terá outro desfalque. O atacante Luiz Henrique perdeu uma parte da pré-temporada por conta da Covid-19 e ainda recupera a parte física. Já os casos do goleiro Marcos Felipe e o lateral-direito Samuel Xavier são menos graves. Ambos também testaram positivo ao longo da preparação tricolor e são dúvidas para a estreia, mas devem ir a campo já que cumpriram menos dias de isolamento.

O Fluminense deve ter quatro novidades para a estreia: Felipe Melo, Cristiano, Nathan e Willian. A tendência é que o Tricolor jogue no 3-5-2, com Felipe Melo atuando ao lado de Nino e David Braz na zaga, e Willian ao lado de Fred no ataque. Já Cano deve começar a temporada como reserva do camisa 9. Por fim, Nathan completa o meio-campo ao lado de André e Yago, enquanto Cristiano larga na frente de Pineida na disputa pela titularidade do lado esquerdo.

Fred e Felipe Melo disputam a bola no alto durante atividade da pré-temporada no CT Carlos Castilho – Lucas Merçon/Fluminense FC

Como chega o Bangu?

O Bangu aposta suas fichas no técnico Felipe Loureiro para 2022. O Maestro agradou durante a última temporada e manteve o cargo para o Campeonato Carioca. No estadual do ano passado, o Alvirrubro flertou com o rebaixamento e terminou na frente apenas do Macaé. O ex-jogador, conhecido por suas passagens pelo Vasco, Flamengo e Fluminense, promete uma equipe sem medo de jogar e com estilo ofensivo.

Em 2021, o Bangu caiu na fase 16 avos de final da Série D do Brasileiro, diante do Joinville (SC), nos pênaltis. Na Copa Rio, o Alvirrubro caiu para o Pérolas Negras, também nos pênaltis, nas oitavas de final. O time da região metropolitana do Rio de Janeiro ainda terminou campeão. Em 17 jogos sob o comando de Felipe, o Alvirrubro venceu cinco, perdeu cinco e empatou sete, com 17 gols pró e 19 contra.

Na pré-temporada, o Bangu venceu os dois jogos-treino, contra Porto Real e Paraíba do Sul. O Alvirrubro se isolou em Sampaio Correia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O goleiro Paulo Henrique e o atacante Roberto Baggio são os principais jogadores do elenco. Para a estreia contra o Fluminense, o único desfalque deve ser o lateral Raí, emprestado pelo Tricolor.

Felipe Loureiro, o Maestro, é o técnico do Bangu para o Campeonato Carioca de 2022 – Divulgação/Bangu

FLUMINENSE X BANGU – 1ª RODADA DO CAMPEONATO CARIOCA
Data e horário: Quinta-feira (27/01/2022), às 20h30
Local: Estádio Luso-Brasileiro, Rio de Janeiro (RJ)
Fluminense: Marcos Felipe (Muriel); Nino, Felipe Melo e David Braz; Samuel Xavier (Calegari), André, Yago, Nathan e Cristiano; Willian e Fred. Técnico: Abel Braga
Bangu: Paulo Henrique; Carlos Eduardo, Israel, Eduardo Brito e Igor Miranda; Renatinho, Denilson, Roberto Baggio e Lucas Oliveira (Daniel); Santarém e Luis Araújo. Técnico: Felipe Loureiro
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Auxiliares: Diogo Carvalho Silva (RJ) e Fabiana Nóbrega Pitta (RJ)
Onde assistir: Cariocão Play e FluTV Play

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários