Com o objetivo de encontrar as estrelas do amanhã no futebol, a plataforma digital Footbao está investindo 5 milhões de dólares (aproximadamente R$ 27 milhões) para criar um programa global de talentos do esporte. O momento é oportuno, afinal, clubes ao redor do mundo dependem cada vez mais de jogadores internacionais.

Desde 2020, a quantidade de atletas expatriados cresceu aproximadamente 20%. A América do Sul, aliás, representa 42% deste montante. Na última década, o mercado de transferências movimentou cerca de 75 bilhões de euros.

A sportstech brasileira, criada por empreendedores suíços, tem Murat Yakin (treinador da seleção da Suíça) como um dos seus conselheiros. O foco, aliás, está em construir um ecossistema único em torno do futebol, reunindo conteúdo gerado pelos usuários, descoberta de talentos, eventos e novas maneiras de marcas e consumidores se conectarem.

Murat Yakin, técnico da Suíça (à esq.), ao lado dos fundadores da Footbao – Foto: Divulgação

“Ao usar tecnologia e inteligência artificial para reunir os diversos elos que conectam o mundo do futebol, é possível, portanto, escalar a descoberta de talentos de maneiras nunca antes imaginadas,” disse Francesco Ciringione, um dos fundadores.

“A razão pela qual decidimos investir no Brasil e construir esse ecossistema único em torno do futebol é democratizar a descoberta de talentos e encontrar os próximos Vini Jr, Marta e Pelés”, explicou o também fundador, Boris Collardi.

Talentos do amanhã

O uso desta tecnologia, aliás, permitiu que Gloria, de 16 anos, e Samuel, de apenas oito, despertassem o interesse de Corinthians e Flamengo, respectivamente.

“Desde que montamos nosso time no Brasil, em março deste ano, nossa taxa de crescimento está em uma curva exponencial – crescendo 36 vezes o número de usuários de janeiro a junho, e atingindo a marca de meio milhão de pessoas em todas as nossas plataformas”, disse Nick Rappolt, CEO da Footbao.

Lançada oficialmente em abril deste ano, a Footbao estipula um crescimento superior a 200% na quantidade de usuários ativos em suas redes para julho. Afinal, identificou 250 talentos potenciais e já conta com dois casos de talentos descobertos e contratados por equipes profissionais por meio do aplicativo. A jornada que começa no Brasil se tornará global no próximo ano, quando operações serão iniciadas na Europa, África e Ásia.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários