Patrick de Paula vive expectativa de firmar no Botafogo após lesão no joelho esquerdo
Patrick de Paula vive expectativa de firmar no Botafogo após lesão no joelho esquerdo - Foto: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo ainda não trouxe caras novas para a próxima temporada, mas terá um reforço caseiro de olho nas principais competições de 2024. Afinal, Patrick de Paula já realiza trabalhos de reequilíbrio muscular e, portanto, tem condições de voltar a atuar ao longo do Campeonato Carioca. O volante de 24 anos sofreu grave problema no joelho esquerdo, em 25 de fevereiro. Lesionou o ligamento colateral lateral, o cruzado, os dois meniscos (medial e lateral) e o côndilo femoral. Passou por cirurgia e, desde então, segue fora de ação.

No entanto, ele pode se tornar justamente a chave para que o Alvinegro siga disputando títulos e conquistando boas posições. Além de chegar com status de peso, em 2022, é um dos poucos do atual elenco que tem experiência de Libertadores – o Glorioso disputará a fase prévia. Aliás, até foi campeão da edição de 2020 pelo Palmeiras, clube que o revelou aos profissionais. Hoje, o jogador sabe da sua importância ao grupo e da necessidade de iniciar janeiro o mais perto possível das condições ideais.

Patrick de Paula vive expectativa de firmar no Botafogo após lesão no joelho esquerdo – Foto: Vítor Silva/Botafogo

“Quero fazer acontecer, ajudar meus companheiros. Voltar bem, na forma física, ter confiança de novo, que vai demorar um pouco. Espero que seja um ano muito produtivo”, disse o volante, em entrevista ao “ge”.

Por sinal, De Paula está justificando, também, na prática, sua vontade de acelerar a recuperação e voltar a treinar com o restante do grupo. Tanto é que, mesmo no período de férias do elenco, segue realizando atividades no Espaço Lonier, ao lado do lateral-direito Rafael, que também volta de lesão grave no joelho esquerdo. A tendência é que o volante fique à disposição, no mais tardar, durante a fase decisiva do Campeonato Carioca, completando um ano afastado.

Oscilação do Botafogo

Apesar de estar longe dos gramados, o volante não deixou de ficar próximo dos companheiros de clube no Campeonato Brasileiro. Não estava em condições de entrar e ajudar dentro das quatro linhas, mas, fora delas, fez questão de se manter unido ao time. Especialmente, em jogos no Nilton Santos, quando marcava presença. Para ele, o cenário não é de terra arrasada após a oscilação no segundo turno.

“Futebol tem seus altos e baixos. A gente fez um grande campeonato, todos viram. Não tem o que falar. Futebol tem várias surpresas. A gente está conversando sobre o ano que vem, como a gente faz, como lidar com tudo isso”, enfatizou o jogador, que com a irregularidade de Marlon Freitas, que pode até deixar o Rio, tem chances de disputar posição no setor de meio-campo.

Primeiro grande reforço da SAF

Patrick de Paula veio como a primeira grande contratação do Botafogo após a venda da SAF do clube a John Textor. O empresário norte-americano chegou como o detentor máximo do futebol e o trouxe do Palmeiras, já que o jogador havia perdido espaço com o técnico Abel Ferreira. Inclusive, se tornou o atleta mais caro da história do Glorioso: custou 6 milhões de euros (o equivalente a R$ 33 milhões, à época) para ter 50% dos seus direitos econômicos adquiridos pelos cariocas.

A chegada do volante aconteceu em março de 2022, em meio à reformulação do plantel após o retorno à elite do Campeonato Brasileiro. Porém, De Paula nunca conseguiu engatar uma longa sequência defendendo a camisa alvinegra. Seus primeiros meses foram de adaptação e, em setembro daquele ano, teve de lidar com uma paralisia facial. Depois, quando começou a ter mais oportunidades no início de 2023, veio a lesão no joelho esquerdo, que o faz ficar afastado por, até então, dez meses.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários