Os deuses olharam para o Fortaleza neste domingo (13/11). Afinal, o time cearense nunca tinha vencido o Santos na Vila Belmiro. Venceu, por 2 a 0 e poderia ter sido até um placar mais dilatado. Com a vitória tinha de torcer por tropeços de Botafogo e América-MG para ficar com vaga na Libertadores. Tropeçaram. Dessa forma,  o Fortaleza chegou aos 55 pontos, encerrando a sua campanha na Série A do Brasileiro em 8º lugar e na Liberta!  Enfim, uma façanha para um time que foi lanterna quase todo o turno e, numa arrancada sensacional chegou ao G8.

Veja aqui a tabela de classificação da Série A do Brasileiro

O goleiro João Paulo embora tenha feito boas defesas não conseguiu evitar o triunfo do time cearense – Ivan Storti/Santos FC

Os gols do Fortaleza foram no segundo tempo. Thiago Galhardo fez 1 a 0 (mas só confirmado pelo VAR) e Moisés marcou o segundo. Festa do Leão de Aço, que vai pelo segundo ano seguido à Libertadores.

Primeiro tempo

O Santos perdeu um gol inacreditável, com Marcos Leonardo, aos 16. Mas a verdade é que o Fortaleza foi superior na primeira etapa, muito mais bem postado e perigoso. E se o Peixe perdeu uma chance de ouro, o time cearense não ficou atrás. Galhardo cabeceou para fora quase da pequena, aos 17. E o goleiro João Paulo, para variar, fez grande defesa em chute de Pedro Rocha após falha de Maicon. Alías, as defesas estavam mal. Cariús deu uma bola de bandeja para Marcos Leonardo, que demorou para chutar e perdeu a chance. Assim, 0 a 0 na etapa inicial.

Segundo tempo

Os primeiros 15 minutos foram menos intensos, mas com o Santos um pouco melhor e tentando mais o ataque. O Fortaleza estava mais organizado. Aos 20, numa cobrança de falta ensaiada, pela direita, Galhardo cabeceou e marcou. O bandeirinha deu impedimento, mas o VAR confirmou o gol.  Com os resultados, era o Fortaleza que estava se classificando para a Libertadores.

Só que o Santos não queria a derrota e foi  pra cima. Sandry chutou para ótima defesa de Fernando Miguel e Carabajal quase marcou de cabeça. Porém, aos 35, Silvio Romero, que entrara pouco antes, tocou para a entrada de Moisés, pela esquerda: Fortaleza 2 a 0. Pode fazer a festa. A improvável Libertadores se tornou realidade. Mas a torcida fica numa torcida:  que Vojvoda (pretendido pelo Vasco e outros clubes)  siga no comando.

SANTOS 0X2 FORTALEZA

38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 13/11/2022
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
SANTOS: João Paulo; Nathan (Tailson, aos 38′ do 2ºT), Luiz Felipe, Maicon e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Camacho (Balieiro, aos 28′ do 2ºT), Sandry (Rwan Seco, aos 31′ do 2ºT)  e Carabajal (Lucas Barbosa, aos 31′ do 2ºT); Ângelo e Marcos Leonardo. Técnico: Orlando Ribeiro
FORTALEZA: Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi e Juninho Capixaba; Zé Welison, Caio Alexandre e Hércules (Ronald, aos 49′ do 2ºT); Pedro Rocha (Sasha, aos 34′ do 2ºT) , Romarinho (Moisés, aos 28′ do 2ºT) e Thiago Galhardo (Silvio Romero, aos 34′ do 2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Gols: Thiago Galhardo, aos 21′ do 2ºT (0-1); Moisés, aos 35′ do 2ºT (2-0)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (FIFA-RJ)
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA-RJ)
cartões amarelos: Lucas Pires (SAN);  Zé Welison, Caio Alexandre (FOR)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários