No duelo de equipes que lutam para se afastar da zona de rebaixamento, venceu aquela que tem o vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro. O Goiás bateu o Coritiba, por 1 a 0, com gol de Pedro Raul, que marcou o 11º gol na competição, um a menos que Germán Cano.

Alef Manga, ex-Goiás, foi um dos jogadores que se destacaram pelo Coritiba, mas não o suficiente para dar a vitória ao time – Felipe Dalke / Coritiba

O confronto ficou marcado pelo equilíbrio, com o Coxa tendo as melhores oportunidades no primeiro tempo, mas que pararam em grandes defesas de Tadeu. Na segunda etapa, o Esmeraldino melhorou, principalmente com a entrada de Danilo Barcelos, que tem a bola parada como ponto forte. Dessa maneira, o Goiás criou as melhores chances, mas o gol saiu com bola rolando, mas com cruzamento do lateral-esquerdo, desviado por Dadá Belmonte para a finalização de Pedro Raul.

Com o resultado, o Goiás subiu para a 11ª posição, com 25 pontos, enquanto o Coritiba, que tem 22, caiu para 14º. Na próxima rodada, o Esmeraldino enfrenta o líder Palmeiras, domingo (7), no Allianz Parque. Já o Coxa recebe o Santos, segunda-feira (8), no Couto Pereira.

PRIMEIRO TEMPO

O jogo começou bastante movimentado, com as equipes se atacando desde o primeior minuto. O Coritiba chegou com algum perigo com Alef Manga e Egídio, e o Goiás respondeu Dadá Belmonte em chute de fora da área. A primeira grande chance foi do Coxa, com Alef Manga, que quase abriu o placar ao tentar encobrir o goleiro Tadeu. A bola passou raspando no travessão, causando vaias dos torcedores do Esmeraldino ao atacante, que defendeu o Goiás na temporada passada.

O Goiás respondeu aos 15 minutos, com Pedro Raul, que recebeu em posição de impedimento e finalizou em cima do goleiro Alex Muralha. A arbitragem continuou o lance e na sequência, o Coritiba quase marca com Adrián Martínez, que finalizou com perigo dentro da área, a bola desvia em Lucas Halter e sai para escanteio. O jogo seguiu lá e cá, e Pedro Raul teve mais uma boa chance, mas dessa vez o atacante chutou para fora.

As chances diminuíram consideravelmente, já que as equipes buscaram atacar no erro do adversário. A partida voltou a esquentar já nos minutos finais, com o Coritiba parando em Tadeu, que fez duas grandes defesas. Na primiera, Guillermo de los Santos finalizou após cobrança de escanteio e o goleiro defendeu à queima-roupa. Depois, Alef Manga chuta de primeira e obriga Tadeu a fazer mais uma defesa espetacular, salvando o Esmeraldino de ir para o intevalo perdendo o jogo.

SEGUNDO TEMPO

O Goiás retorna do intevalo com a entrada do lateral-esquerdo Danilo Barcelos e foi com o jogador que o Emeraldino chegou com perigo por duas vezes. Especialista em bola parada, o Danilo Barcelos cobrou com perigo e uma falta em sequência que só não terminaram em gol porque os companheiros, principalmente Danilo Cardoso, finalizaram muito mal.

Os donos da casa seguiram pressionando, mas o Coritiba assustava nos contra-ataques, usando a velocidade de Igor Paixão e Alef Manga. Mas o Goiás foi mais efetivo, e conseguiu assustar com Pedro Raul. Aos 20 minutos, o atacante arriscou de fora da área e a bola tirou tinta da trave. Já aos 25, o jogador cabeceou forte, mas Alex Muralha fez a defesa.

Pedro Raul marcou o gol que deu a vitória ao Goiás – Rosiron Rodrigues /Goiás

Só que artilheiro não costuma perder três oportunidades e justamente na terceira, Pedro Raul abriu o placar para o Goiás. Danilo Barcelos cruzou, Dadá Belmonte desviou de cabeça e a bola sobrou para Pedro Raul escorar na segunda trave e fazer o seu 11º gol, vice-artilheiro da competição. Na sequência, a situação ficou ainda mais complicada para o Coritiba, já que Egídio leva cartão vermelho após intervenção do VAR. Faltando poucos minutos para uma reação, o Goiás controlou o jogo para conquistar os três pontos.

GOIÁS 1 X 0 CORITIBA – 20ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Data e horário: Sábado (30/07/2022) às 16h30
Local:
Hailé Pinheiro (Serrinha), Goiânia (GO)
Público: 

Renda: 
Goías: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter (Danilo Cardoso), Caetano e Juan Pablo (Danilo Barcelos); Auremir (Caio), Diego, Vinícius (Henrique Lordelo) e Dadá Belmonte; Nicolas (Renato Júnior) e Pedro Raul. Técnico: Jair Ventura
Coritiba: Alex Muralha; Guillermo de los Santos (Régis), Henrique e Luciano Castan; Matheus Alexandre, Willian Farias, Bruno Gomes (Trindade) e Egídio; Alef Manga, Adrián Martínez (Léo Gamalho) e Igor Paixão. Técnico: Gustavo Morínigo
Gols:
Pedro Raul (34′ do 2º tempo, 1-0), 
Cartões amarelos:
Adrián Martínez, Willian Farias (Coritiba); Maguinho (Goiás)
Cartões vermelhos: Egídio (Coritiba)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Corrêa (FIFA/RJ) e Thiago Corrêa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (FIFA/SP)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários