A Conmebol finalmente se pronunciou sobre os casos de racismo que foram recorrentes nas últimas rodadas de seus torneios contra torcedores brasileiros. Nesta sexta-feira (29), a entidade máxima do futebol sul-americano emitiu um comunicado oficial e repudiou os crimes ocorridos em suas competições.

“A CONMEBOL considera ABSOLUTAMENTE INACEITÁVEL qualquer manifestação de racismo e outras formas de violência em seus torneios”, escreveu a entidade em sua conta oficial no Twitter.

Momento em que é possível ver um torcedor da Universidad Católica-CHI imitando um macaco em direção aos torcedores do Flamengo – Reprodução / Facebook Watch

Nas partidas entre Palmeiras e Emelec-EQU, Corinthians e Boca Juniors-ARG, Estudiantes-ARG e Red Bull Bragantino, River Plate-ARG e Fortaleza, Olímpia-PAR e Fluminense, Millionarios-COL e Fluminense, além de Universidad Católica-CHI e Flamengo, foram registrados casos de injúria racial contra os brasileiros. A grande maioria aconteceu fora do Brasil e não teve punição da Conmebol para os clubes.

A Conmebol ainda garantiu que “promoverá mudanças na regulamentação para aumentar e endurecer as penalidades em casos de racismo”.

“A CONMEBOL promoverá mudanças na regulamentação para AUMENTAR E ENDURECER as penalidades em casos de racismo. Também se compromete a desenhar e implementar novos programas e ações que visem banir definitivamente este problema do futebol sul-americano (…) A CONMEBOL convoca todos os jogadores do futebol sul-americano – clubes, federações, mídia e torcedores – a REDOBRAR ESFORÇOS PARA ERRADICAR O RACISMO e outras formas de violência e discriminação. Temos que preservar o que há de mais valioso em nosso esporte: sua mensagem de camaradagem, esportividade e saúde”, completou a entidade em nota divulgada.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Comentários