Flamengo e Palmeiras decidem neste domingo a Supercopa do Brasil, um jogo único entre o campeão brasileiro (o Rubro-Negro) e o campeão da Copa do Brasil (o Verdão). O jogo será no Mané Garrincha, em Brasília, às 11h. As duas agremiações, nos últimos anos, se tornaram protagonistas das principais conquistas nacionais e continentais e contam com musculatura financeira para seguir com muito sucesso. Não por acaso, esta é a rivalidade que mais cresce no país.  E sempre rola alguma polêmica entre os dois.  Uma  delas envolve o Torneio Naranja.  Os palmeirenses dizem que o título foi em cima do Flamengo. Os Rubro-Negros dizem que não. Esta é a história que o J10 conta.

Zinho cobra falta no duelo Palmeiras x Fla, pelo  Naranja-1997 – Reprodução

A edição de 1997  deste torneio de verão espanhol foi conquistada pelo Palmeiras, teve a participação do Flamengo e o Verdão foi campeão graças a uma vitória por 2 a 0 sobre os cariocas. Mas  esta partida não foi a final no Naranja.

O torneio era um triangular. O anfitrião Valencia, que tinha contratado Romário ao Flamengo, convidou o Rubro-Negro e o Palmeiras. Na estreia, com o Baixinho dando show, o Valencia  venceu o Palmeiras por 3 a 1. Mas tem um detalhe: não importava o resultado, o jogo tinha, após o apito final, uma decisão por pênaltis. Nela, o Palmeiras venceu.

No jogo seguinte, o  Verdão fez 2 a 0 no Flamengo, gols de Oséas e Zinho. Nos pênaltis, o Palmeiras venceu.

Assim, restava o jogo 3, Valencia x Flamengo. A situação: o time espanhol seria campeão com o empate ou derrota por um gol. O Mengo seria campeão se vencesse por três gols de diferença. Se o time carioca vencesse por dois gols de diferença, o Palmeiras seria o campeão, pois venceu as penalidades dos seus dois jogos, com Flamengo e Valencia disputando nos pênaltis o segundo lugar.  Este terceiro jogo terminou Flamengo 3 a 1 (e deu Mengo 4 a 1 nos pênaltis).

Ou seja, o Palmeiras foi campeão, o Flamengo foi vice e o Valencia terminou em terceiro. Mas os brasileiros não decidiram o título.

O motivo da importância

Considerar que esta é uma final vencida em cima do Flamengo é importante para o Palmeiras por causa da freguesia.

Neste momento, o Flamengo é freguês histórico: em 118 jogo, o Palmeiras venceu 46,  perdeu 40 e ocorreram 32 empates. Em gols, vantagem confortável: 194 a 173.

Porém,  em decisões há empate em 2 a 2 .  O Flamengo foi campeão da final mais relevante: a Mercosul 1999. E de uma taça menor, a Governador do Estado de Goiás em 1975.  O Palmeiras venceu o Mengo na final de dois torneios extintos, Euro-América-1996  e o Maria Quitéria-1997. Assim, ao considerar a Taça Naranja, os palmeirenses podem  encher o peito e dizer que o Flamengo é freguês em tudo.

 

 

Comentários