O governador João Dória anunciou no início da tarde desta quinta-feira a paralisação, por 15 dias, de todos os jogos de futebol no estado de São Paulo. Esta foi uma das medidas do governo paulista para tentar frear o aumento de casos de infecção e mortes por causa da Covid-19. A fase inicialmente durará 15 dias, entre 15 e 30 de março. Assim, as partidas que estão programadas até o próximo domingo estão confirmadas.

Doria anuncia a parada dos jogos de futebol  em São Paulo, que entra na fase roxa- Divulgação / Assessoria

Paulo Menezes, Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, disse que o governo acatou um pedido do Ministério Público para que o Paulistão fosse suspensos e, assim, colocou esta atividade entre aquelas que terão restrições:

“Nessa fase emergencial haverá desgaste para todas as atividades econômicas, Estamos atendendo um ofício do MP estadual, fugiu da nossa alçada” .

As medidas, segundo os estudos, tiram 4 milhões de pessoas da ruas. O período  de 15 dias é o período necessário para se quebrar o ciclo do coronavírus. Além de atividades esportivas, celebrações religiosas, proibição de uso de praias e parques e outras 12 atividades estão suspensas. Haverá também toque de recolher entre 20h e 5h.

São Paulo passou da faixa vermelha para a faixa roxa (de circulação ainda mais restritiva) e, além do futebol, os cultos religiosos também estão proibidos. Dória disse que o estado passa pelo momento mais crítico:
a taxa de internações passou de 68% para 87% (de 6.400 para 9.184 internados), que é um pico 20% maior do que o pico de 2020. E o número de mortes em uma semana subiu  12%.

“Temos de entrar numa nova etapa, mais restritiva. Só há duas medidas para evitar o aumento do contágio. A vacina e o distanciamento social” disse Dória, dizendo que não há como ampliar mais os leitos, pois não há médicos’.

 

 

Comentários