Além da derrota e da péssimo atuação do time, o Grêmio saiu do Gre-Nal da última quarta-feira com outro problema: parte da torcida tricolor entoou um canto com expressões racistas contra a torcida do Inter na partida vencida pelo Colorado por 1 a 0, no Beira-Rio, pelo Campeonato Gaúcho. Em vídeos que circularam nas redes sociais, foi possível escutar uma música em que os gremistas cantavam “macaco imundo” em referência aos adversários.

Torcedores do Grêmio presentes no Beira-Rio entoaram música com expressão racista – Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Nesta quinta-feira, por meio de nota oficial, o Grêmio repudiou o ato racista de afirmou ter “certeza de que a absoluta maioria da torcida gremista e dos cidadãos gaúchos também repudiam atos dessa natureza”.

“O Grêmio é um clube de todos, e temos muito orgulho disso. No nosso sangue e na nossa história estão as marcas dos povos do mundo todo. Manifestamos total repúdio a qualquer manifestação de cunho racista ou preconceituoso. Temos certeza de que a absoluta maioria da torcida gremista e dos cidadãos gaúchos também repudiam atos dessa natureza. A busca por combater ações discriminatórias é diária dentro do Grêmio, com uma série de ações práticas nesse sentido, e essa postura permanecerá para que episódios de preconceito de qualquer ordem não sejam mais vistos dentro de um estádio de futebol e na sociedade”, comunicou o clube em nota oficial.

Pelo canto da torcida, o Grêmio ser punido pelo TJD-RS com base no artigo 243-G do CBJD, que fala sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. Como pena, o clube pode receber multa de até R$ 100 mil e até perder pontos pelo Campeonato Gaúcho.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários