O América, em sua primeira participação em uma Libertadores, garantiu vaga para a próxima fase da Libertadores de maneira histórica. Precisando vencer de qualquer maneira, após a derrota de 1 a 0 em BH, o Coelho começou atrás no marcador na noite desta quarta (2), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, perdendo por 2 a 0 antes mesmo dos 15 minutos. Mas o time teve forças para virar e garantir a virada por 3 a 2, com o gol da virada nos acréscimos. A vaga veio nos pênaltis, 5 a 4. Agora, os mineiros esperam pelo vencedor de Universitario (PER) e Barcelona de Guayaquil (EQU).

Jogadores de Guaraní e América em disputa de bola pela Libertadores – Norberto Duarte/Getty Images

O jogo

O América não conseguiu repetir a boa atuação na partida de ida e foi envolvido pelo Guaraní. Depois de uma bela jogada individual, o jogador do Guaraní foi derrubado dentro da área logo aos 10 minutos e Fernando Fernández abriu o placar para os donos da casa. O América sentiu o primeiro gol, deu espaços para o adversário e logo em seguida, o Guaraní ampliou em jogada de escanteio, aos 14 minutos. O Coelho só conseguiu se ajustar em campo na parte final do primeiro tempo. Entretanto, não conseguiu diminuir o prejuízo antes do intervalo.

Na segunda etapa, o América voltou melhor e pressionou em busca do gol. Aos 14 minutos, após uma jogada de bola parada, Welington Paulista diminuiu e recolocou o Coelho no jogo. Everaldo, que havia acabado de entrar, fez bela jogada e cruzou na cabeça de Wellington Paulista para deixar tudo igual e colocar fogo no fim da partida. O América pressionou muito nos minutos finais, e a virada histórica veio. Aos 48 minutos, Pedrinho pegou uma sobra de bola na grande área e acertou um golaço para levar a decisão para os pênaltis.

Wellington Paulista comemora um dos gols da vitória do América por 3 a 2 sobre o Guaraní – Divulgação/Conmebol

Pênaltis

As equipes começaram com grande aproveitamento nas cobranças de pênalti. Contudo, Henrique Almeida acertou a trave e desperdiçou a terceira cobrança do Coelho. Pelo lado do Guaraní, o goleiro Vasquez perdeu a última cobrança dos donos da casa e a disputa foi para as alternadas. Ambos times perderam a sexta cobrança e a responsabilidade caiu para Everaldo confirmar a classificação do América e fechar a disputa por pênaltis em 5 a 4.

GUARANÍ (PAR) 2 x 3 AMÉRICA-MG (Nos pênaltis: 5 a 4 América)

Segunda fase preliminar da Libertadores (jogo de volta)
Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai
Guaraní: Vásquez, Julio González, Marcos Cáceres, Roberto Fernández e Benítez (Rodi Ferreira, aos 17′ do 2t); Mendoza (Ángel Benítez, aos 17′ do 2t), Marcelo González (Ayala, aos 25′ do 2t), Rodrigo Fernández e Ortiz; Fernando Fernández (Bareiro, aos 24′ do 2t) e Colmán (Samudio, aos 27′ do 1t). Técnico: Gustavo Costas
América: Jailson, Patric, Iago Maidana, Éder (Everaldo, aos 28′ do 2t) e Marlon (Rodolfo, aos 42′ do 2t); Lucas Kal, Juninho, Alê (Juan Ramírez, aos 27′ do 2t) e Matheusinho (Henrique Almeida, aos 41′ do 2t); Wellington Paulista e Felipe Azevedo (Pedrinho, aos 41′ do 1t). Técnico: Marquinhos Santos
Gols: Fernando Fernández (12/1º); Cáceres (14/1º); Wellington Paulista (14/2º) (29/2º); Pedrinho (48/2º)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Facundo Rodríguez (ARG) e Maximiliano Del Yesso (ARG)
Cartões amarelos: Mendoza, Roberto Fernández, Rodi Ferreira e Roberto Fernández (GUA); Éder, Felipe Azevedo, Iago Maidana (AME)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários