O Campeonato Carioca será paralisado por pelo menos dez dias nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói. Essa é apenas uma das determinações dos prefeitos Eduardo Paes (DEM) e  Axel Grael (PDT) anunciadas em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (22) para tentar conter o avanço da Covid-19. A medida será válida a partir desta sexta-feira (26), quando começa o ‘superferiado’ no Rio de Janeiro, e vai até o domingo, dia 4 de abril. Eventos esportivos, tais quais partidas de futebol, não poderão ocorrer nos municípios em questão. As rodadas 6, 7 e 8 são as afetadas pelas medidas.

Este feriado prolongado se dá pelo adiantamento dos feriados de abril para o fim de março para  manter as pessoas por mais tempo em casa. Além disso, somente serviços essenciais funcionarão no período. O prefeito do Rio adotou tom sereno ao falar sobre a medida.

“Eu não chamaria de nem de feriado. Eu chamaria de momento de celebração da vida, de mais isolamento social. Porque feriado traz para a gente o momento da viagem, de lazer, ou tomar uma cerveja com os amigos, de jogar bola, ir para a praia”, disse Paes.

Com isso, algumas partidas do Campeonato Carioca, marcadas para este fim de semana e o meio da semana que vem, estão suspensas ou terão de encontrar outro município para recebê-las. Os estádios do Maracanã, Nilton Santos, São Januário, Moça Bonita e Conselheiro Galvão não podem receber jogos. Somente Volta Redonda, Nova Iguaçu e Bacaxá ainda têm possibilidade de ter partidas do Estadual. Inclusive, o estádio Raulino de Oliveira, do Volta Redonda, pode receber jogos do Campeonato Paulista.

E a Ferj?

Segundo apurou o Jogada10, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) vai aguardar a publicação do decreto do prefeito para avaliar a situação e tomar uma decisão. O decreto será publicado nesta terça-feira (23). Quanto aos clubes? Foram pegos de surpresa e buscam opções para seguir a disputa do torneio em outras cidades.

Os jogos desta quarta-feira (24) entre Madureira e Bangu, em Conselheiro Galvão; Vasco x Macaé, em São Januário; Botafogo x Flamengo, no Nilton Santos, seguem marcados e serão realizados.

Comentários