A última rodada da primeira fase da Série C, como era esperado, foi dramática. Afinal, seis times lutavam por duas vagas para as quartas de final. E outros seis times lutavam contra o rebaixamento. No fim das contas, festa para o Vitória-BA e para a Aparecidense-GO.  Se garantiram no G8. E tristeza para os torcedores de Atlético-CE e Brasil de Pelotas, os rebaixados.

Assim, Vitória e Aparecidense se juntam a Mirassol, Paysandu, Figueirense, Volta Redonda, Botafogo e ABC na segunda fase, que terá dois grupos de quatro. Os dois primeiros de cada grupo subirão para a Série B. Já Brasil e Atlético-CE se juntam a Ferroviário e Campinense, que estarão na Série D em 2023.

Aparecidense vence o Botafogo-PB e avança às quartas Assessoria Aparecidense

Os grupos da próxima fase

B: Mirassol, Volta Redonda, Botafogo-SP e Aparecidense
C: Paysandu, Figueirense, ABC e Vitória

Os resultados da última rodada da Série C

Campinense 0x1 Volta Redonda
Aparecidense 1×0 Botafogo-PB
Vitória 3×1 Brasil-RS
Confiança 1×0 Atlético-CE
Ferroviário 1×2 Ypiranga
Botafogo-SP 2×1 Remo
Paysandu 0x1 Floresta
Manaus 2×1 Mirassol
São José 4×1 Altos
Figueirense 2×1 ABC

Série C: Classificação final da 1ª fase

1º Mirassol, 33 pontos (10V) – classificado
2º Paysandu, 33 pontos (9v) – classificado
3º Figueirense, 33 pontos (8v) – classificado
4º Volta Redonda, 32 pontos  (10v e saldo de 7) – classificado
5º Botafogo-SP, 32 pontos (10v e saldo 4) – classificado
6º ABC, 31 pontos  – classificado
7º Vitória, 29 pontos (8v saldo 6) – classificado
8º Aparecidense, 29 pontos (8v, saldo 5) – classificado
9º Botafogo-PB, 29 pontos (7V)
10º Ypiranga, 28
11º São José, 26
12º Remo, 26
13º Manaus, 25
14º Confiança, 23
15º Floresta, 23
16º Altos, 21
17º Atlético-CE, 19 (rebaixado)
18º Brasil, 17 (rebaixado)
19º Ferroviário, 18 (rebaixado)
20º Campinense, 16 (rebaixado)

Valeu vaga

Antes da última rodada, Botafogo-PB (29 pontos) e Remo (26 pontos) ocupavam as 7ª e 8ª posições. Mas jogavam fora de casa. O Bota, foi até Goiás encarar a Aparecidense (26 pontos, em nono). Jogava pelo empate para avançar. Mas, se perdesse, a vaga seria da Aparecidense. E foi o que aconteceu. O gol de Alex Henrique logo aos 3 minutos, colocou o time da casa na frente. E a partir daí foi o drama para segurar o resultado. O Botafogo pressionou. Mas a bola não entrou. Aparecidense classificada.

O Remo jogava fora contra o Botafogo-SP. E tinha a sombra do Vitória. O time baiano vinha em reação desde a chegada do treinador João Murse (3v e 4 e nos últimos sete jogos). Estava em décimo, com 26 pontos. E enfrentava o quase rebaixado Brasil, no Barradão.

E o público compareceu: 29.089 presentes. Como os remistas sempre ficaram atrás do placar contra o Botafogo-SP, era só o time baiano fazer o dever de casa. Marco Antônio abriu o placar para o Vitória no primeiro tempo. Rafinha ampliou, mas um gol contra de Jucimar colocou o Brasil na partida. Mas. os 30, Marco Antônio matou o jogo. Vitória 3 a 1, classificado para as quartas

Rebaixados

O Brasil entrou quase rebaixado. Tinha de vencer o Vitória na Bahia e torcer por uma combinação de resultados. Com a derrota, deu adeus. O Atlético-CE tinha de vencer o Confiança, que corria risco de rebaixamento e jogava em casa. O time visitante chegou aos gol com Ítalo, aos 36 da etapa final e jogou a pá de cal no sonho do Atlético cearense em se manter na Terceirona.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários