Peru e Paraguai fizeram o melhor e mais emocionante jogo da Copa América até o momento. Em duelo realizado nesta sexta-feira no estádio Olímpico de Goiânia, pela quartas de final da competição, após empate de 3 a 3 no tempo normal, os  peruanos venceram nos pênaltis por 4 a 3 e estão nas semifinais, quando enfrentarão Brasil ou Chile.

Christian Cueva (de branco)  é marcado pelo zagueiro paraguaio Rojas –  Douglas Magno / AFP)

O Paraguai saiu na frente com um gol de Gustavo Gómez e levou a virada no primeiro tempo, tentos de Lapadula. Na etapa final, mesmo com dez (Gustavo Gómez foi expulso), empatou com outro zagueiro,  Junior Alonso. O Peru fez 3 a 2 com Yotún, mas os paraguaios voltaram a empatar aos 44, quando o Peru também já estava com dez  (Carillo expulso). Ávalos  marcou. Nas penalidades, já nas séries alternadas, Trauco fez o gol da classificação.

Primeiro tempo

O jogo começou truncado, com faltas violentas. Para se ter ideia, logo aos 30 segundos, o árbitro avisou ao peruano Yotún que se ele fizesse nova falta na pancada, levaria cartão.  Depois de cinco minutos de pontapés, os times resolveram jogar e a primeira etapa foi boa, com grandes jogadas. Aos dez, o Paraguai chegou ao gol. Num escanteio pela esquerda, os três zagueiros foram à área. Martínez cabeceou para defesa parcial de Gallese e Gustavo Gómez pegou a sobra para fazer 1 a 0. Porém, o  Peru estava bem na partida. Principalmente Carillo, que se movimentava por todos os setores. E de seus pés saíram as jogadas que fizeram os peruanos virarem o jogo.  Aos 20, fez grande jogada pela direita e cruzou para Lapadula marcar. Aos 39, iniciou o lance que terminou nos pés de Lapadula e o italiano-paraguaio que fez seu segundo gol no jogo.  O Paraguai (que tinha acertado uma bola na trave do Peru quando o jogo estava 1 a 1 e reclamou de um pênalti não marcado) ainda perdeu Gustavo Gómez. O zagueiro já tinha amarelo, fez uma nova falta e levou o vermelho ainda no primeiro tempo.

Segundo tempo

O Peru tinha um jogador a mais em campo. Mas parecia que era o Paraguai que estava em vantagem, tamanho o volume de jogo. Por isso, foi totalmente justo quando, aos oito minutos, após escanteio cobrado por Richard Roja (que já tinha cobrado um escanteio no primeiro gol), o zagueiro Junior Alonzo apareceu e empatou o jogo em 2 a 2. A partir daí o equilíbrio imperou. Mas o Peru acabou sendo mais feliz: aos 35, em nova jogada de Cariilo, cortando para o meio, o apoiador tocou para Yotún que chutou de fora da área. A bola bateu em Rojas e matou o goleiro Antony Silva. Aos 40, Carillo, o melhor em campo e que já tinha um amarelo, fez falta e foi expulso, deixando o Peru com dez.  Péssimo para a seleção de Gareca, que passou a jogar atrás para segurar a vantagem e acabou levando o empate aos 44, quando Ávalos ficou na sobra de um cruzamento de Carillo e marcou, levando a decisão para os pênaltis.

Nos pênaltis

Lapadula, Yotún, Tápia e Trauco  marcaram para o Peru. Perderam Ormeño  e Cueva (Antony Silva defendeu ambas)

Romero, Lapadula e  Piris da Motta  marcaram para o Paraguai.  Martínez  e Samúdio isolaram e Espínola chutou e Gallese defendeu

PERU 3X3 PARAGUAI (4 x 3 nos pênaltis)

Data: 2/7/2021 – Quartas de final da Copa  América
Local: Estádio Olímpico, Goiânia (GO)

PERU: Gallese, Corzo (Lora, aos 46′ do 2ºT), Christian Ramos, Santamaría e Trauco; Renato Tapia, Yotún, Sergio Peña (Ormeño, aos 14′ do 2ºT) e André Carrillo; Christian Cueva e Lapadula. TEC: Ricardo Gareca

PARAGUAI: Anthony Silva; Gustavo Gómez, Junior Alonso e Martínez; Espínola, Villasanti (Piris da Motta, aos 33′ do 2ºT), Lucena (Rojas, no Intervalo), Richard Sánchez (Ávalos, aos 37′ do 2ºT) e Arzamendia (Enciso, aos 38′ do 2ºT);  Angel Romero e Carlos González (Brian Samúdio, aos 22′ do 2ºT). TEC: Eduardo Berizzo

Gols: Gustavo Gómez aos 10′ do 1ºT (0-1); Lapadula, aos 20′ do 1ºT (1-1); Lapadula, aos 39′ do 1ºT (2-1);  Junior Alonso, aos 8′ do 2ºT (2-2); Yotún, aos 35′ do 2ºT (3-2); Ávalos, aos 44′ do 2ºT (3-3)

Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Carlos Barreiro e Martin Soppi (Ambos do Uruguai)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)

Cartões amarelos: Santamaria, Cueva, Carillo (PER); Villasanti, Gustavo Gómez, Espínola (PAR)
Cartões vermelhos:  Gustavo Gómez (PAR, aos 48′ do 1ºT); Carillo, (PER, aos 39′ do 2ºT)

Siga o Jogada10 nas redes sociais:  TwitterInstagram e Facebook

Comentários