A LaLiga, entidade que organiza o Campeonato Espanhol, anunciou nesta terça-feira (24), que assim como a Premier League (responsável pelo Campeonato Inglês), deixará a cargo dos clubes a decisão de liberar ou não os jogadores sul-americanos para as Eliminatórias da Copa do Mundo nas datas Fifa nos meses de setembro e outubro.

Casemiro, do Real Madrid, corre o risco de não defender a Seleção nas Eliminatórias da Copa – Inigo Larreina / Imago Images

Os espanhóis reclamam da “grave decisão unilateral” de ampliar de nove para 11 dias a data Fifa, fator que segundo a própria LaLiga, afeta a integridade dos clubes no decorrer do Campeonato Espanhol. A entidade também divulgou que convocará os representantes de cada clube para uma reunião nos próximos dias.

Jogadores como o zagueiro Éder Militão e o volante Casemiro, ambos do Real Madrid, convocados pelo técnico Tite para as partidas contra Chile, Argentina e Peru, poderão desfalcar a Seleção Brasileira.

Confira a nota oficial divulgada pela LaLiga:

Em relação à grave decisão unilateral da FIFA de aumentar em dois dias, de 9 para 11 dias em setembro e outubro, o período internacional da FIFA para a confederação da CONMEBOL, sem abordar outras soluções que foram levantadas no Fórum das Ligas Mundiais, a LaLiga quer comunicar que apoiará em todas as áreas a decisão dos clubes espanhóis de não liberarem seus jogadores pertencentes a seleções nacionais para a convocação da CONMEBOL, e tomará as medidas judiciais cabíveis contra esta decisão que afeta a integridade da competição ao não permitir a disponibilidade dos jogadores.

No momento são 25 jogadores de 13 clubes diferentes, número que poderá ser ampliado quando forem anunciadas as convocatórias para o Equador e a Venezuela. A associação espanhola entende que o calendário mundial não pode e não deve ser modificado desta forma, especialmente quando existem soluções alternativas.

A LaLiga, através do Fórum das Ligas Mundiais, já manifestou o seu desconforto nesta situação e na ausência de sensibilidade para com os clubes, sobre um tema, como o calendário internacional, que é definido e acordado com 4 anos de antecedência e ao qual o nacional ligas já se adaptaram tendo em conta as circunstâncias do COVID, mas sempre de forma acordada entre todas as partes envolvidas.

A LaLiga convocará os clubes afetados para uma reunião nos próximos dias.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários