Bayern de Munique e Borussia Dortmund se enfrentam neste sábado (23), às 13h30, no Allianz Arena, em partida válida pela 31ª rodada da Bundesliga. O maior clássico da Alemanha pode garantir ao Bayern o décimo título consecutivo no Campeonato Alemão com transmissão ao vivo da Band, na TV aberta, e também pelo site Onefootball.

Veja a classificação do Campeonato Alemão

Haaland (D), do Dortmund, em disputa de bola com o zagueiro Upamecan, do Bayern, pelo Campeonato Alemão – Ina Fassbender/Getty Images

Além de colocar frente a frente os dois clubes mais ricos da Alemanha, o clássico deste sábado será o encontro entre o líder e o vice-líder da Bundesliga, que estão separados por nove pontos. Contudo, o Bayern conta com uma invencibilidade sobre o Dortmund que já dura três anos. A última derrota foi em agosto de 2019, por 2 a 0.

O Borussia foi o último clube que conseguiu vencer o Campeonato Alemão antes da grande hegemonia do Bayern. Em 2012, sob o comando do técnico Jurgen Klopp, atualmente no Liverpool, o Dortmund consagrou-se campeão da Bundesliga.

Além disso, nos últimos nove anos consecutivos nos quais o Bayern conquistou o título nacional, somente em uma edição os Bávaros não encerraram a temporada com pelo menos 10 pontos à frente de seus principais concorrentes. O fato ocorreu em 2019, quando o Borussia Dortmund realmente disputou o título até o último jogo e ficou com apenas dois pontos atrás de seu principal rival.

Como chega o Bayern

Apesar de estar prestes a conquistar o décimo título seguido da Bundesliga, a temporada do Bayern ficou marcada com a eliminação precoce para o Villarreal, da Espanha, nas quartas de final da Champions.

Presidente do Barcelona confirma interesse em Lewandowski

Robert Lewandowski é o artilheiro do Campeonato Alemão com 32 gols marcados em 30 partidas – Alexander Hassenstein/Getty Images

Durante entrevista coletiva do técnico Julian Nagelsmann na véspera do clássico contra o Dortmund, o treinador revelou que “percebeu que o campeonato (Alemão) não importa muito” para o Bayern. Contudo, afirmou que seus jogadores estão motivados por mais uma conquista e ele também quer levantar seu primeira caneco da Bundesliga.

“Eu sei que o campeonato não importa muito aqui em Munique. Mas não deixa de ser um grande feito e sei que os jogadores estão todos motivados com isso. Além disso, os títulos são o reflexo do trabalho diário, por isso vai significar muito poder levantar este troféu pela primeira vez”, disse o técnico do Bayern.

Julian Nagelsmann poderá repetir a sua equipe considerada titular neste sábado, mas segue com alguns desfalques. Nianzou, Tolisso, Omar Richards e Bouna Sarr seguem lesionados e sequer foram relacionados para o jogo.

Como chega o Borussia Dortmund

Para ainda sonhar com um improvável título, o Borussia terá que vencer todas as próximas quatro rodadas restantes, além de torcer para o Bayern não somar mais do que dois pontos. Ou seja, o clube de Munique não poderá vencer nenhum dos próximos quatro jogos na Bundesliga.

Com isso, o principal objetivo do Dortmund é assegurar uma vaga na próxima edição da Champions, mas ele já está bem encaminhado. O Borussia é o atual vice-líder da competição com 63 pontos e conta com nove pontos de vantagem para o RB Leipzig, em terceiro.

Erling Braut Haaland é a referência no ataque do Borussia Dortmund e está confirmado para encarar o Bayern – Ina Fassbender/Getty Images

Além de contar com uma lista extensa de desfalques por motivos de lesão (Kobel, Hummels, Dahoud, Meunier, Morey, Schmelzer, Reyna e Tigges), o técnico Marco Rose teve uma baixa de última hora. O volante Witsel, titular da equipe, não conseguiu se recuperar como previa o departamento médico e também está fora do clássico deste sábado.

Contudo, o lateral-esquerdo Raphael Guerreiro conseguiu se recuperar e deve começar a partida entre os titulares.

Durante entrevista coletiva do técnico Marco Rose, o alemão afirmou que o clube vai tentar impedir o título antecipado do rival e acredita que sua equipe pode repetir a boa atuação da última rodada.

“Precisamos de uma atuação dedicada e corajosa em Munique. O Bayern pode ser campeão e jogará de acordo. Queremos impedir isso. Fizemos um bom jogo no último sábado, precisamos desse desempenho em um nível ainda mais alto e consistente ao longo dos 90 minutos”, disse o técnico do Dortmund.

Jogos da 31ª rodada do Campeonato Alemão

Sexta-feira (22/04)
Wolfsburg 5×0 Mainz 05

Sábado (23/04)
Eintracht x Hoffenheim – 10h30
Greuther Fürth x Bayer Leverkusen – 10h30
RB Leipzig x Union Berlin – 10h30
Freiburg x Borussia Mönchengladbach – 10h30
Colônia x Arminia – 10h30
Bayern x Borussia Dortmund – 13h30

Domingo (24/04)
Bochum x Augsburg – 10h30
Hertha Berlin x Stuttgart – 12h30

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários