A Fifa se manifestou na manhã desta segunda-feira sobre a suspensão da partida entre Brasil x Argentina, pela 10ª rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022. O jogo foi paralisado aos cinco minutos após dois agentes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) entrarem em campo alegando quebra de protocolo de quatro argentinos, que falsificaram o relatório sanitário para entrar no Brasil.

Confira a classificação das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022

Clássico entre Brasil x Argentina foi interrompido por agentes da Anvisa – Nelson Almeida / AFP

O goleiro Emiliano Martinez, os meias Emiliano Buendia e Giovani Lo Celso e o zagueiro Cristian Romero desrespeitaram as leis sanitárias do Brasil. Para entrar no país, viajantes que estiveram no Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia nos últimos 14 dias devem cumprir quarentena. Na véspera da partida, a Anvisa solicitou à Polícia Federal que os atletas fossem deportados após a Argentina ignorar o órgão brasileiro.

“A Fifa lamenta as cenas anteriores à suspensão da partida entre Brasil e Argentina que impediram milhões de torcedores de desfrutar de uma partida entre as duas das mais importantes nações do futebol no mundo. Os primeiros relatórios oficiais da partidas foram enviados à Fifa. Estas informações serão analisadas pelos órgãos disciplinares competentes e uma decisão será tomada no seu devido tempo”, disse a Fifa em comunicado.

A CBF se manifestou e lamentou o ocorrido, mas o presidente em exercício da entidade criticou a Anvisa. Assim como o brasileiro, o mandatário da federação argentina Claudio Tapia também lamentou a suspensão e condenou a atitude do órgão. A Conmebol, por sua vez, destacou que a responsabilidade para avaliar o caso é da Fifa, entidade organizadora das Eliminatórias da Copa do Mundo.

A delegação da Argentina retornou a seu país na noite deste domingo. Antes de embarcarem, os jogadores que atuam no futebol inglês, que teriam dado informações falsas à Polícia Federal para entrar no Brasil, foram interrogados, mas sem a necessidade de deportação. Os atletas conversaram com os agentes no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, por cerca de duas horas, e depois foram liberados. O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, esteve presente.

O Brasil é o líder das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022. A Seleção Brasileira tem 100% de aproveitamento com sete vitórias em sete jogos. Já a Argentina, atual campeã da Copa América, aparece em segundo lugar, com 15 pontos. O Brasil volta a campo na próxima quinta-feira, às 21h30, contra o Peru, em Pernambuco, pela 11ª rodada, enquanto a Argentina recebe a Bolívia, no mesmo dia, às 20h30, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários